30/06/2020 às 12:00

Análise técnica: utilizando a correlação estatística

TC School TC School

Nesse texto você aprenderá como funcionam as correlações entre ativos e como utiliza-lá em suas análises. Para um melhor entendimento, falarei sobre os tipos de correlação:

  •  Negativa
  •  Nula
  • Positiva

Boa leitura!

correlação

Leia mais sobre análise técnica:

Correlação

Antes de tudo, a correlação é um indicador estatística que mede a relação entre duas variáveis. Ela varia entre 1 e -1, e pode ser:

  • Perfeitamente positiva (1)
  • Nula (0)
  • Perfeitamente negativa (-1)

 A correlação negativa no mercado ocorre quando dois ativos se movimentam em direções opostas. Por exemplo, empresas aéreas que têm como um dos seus maiores custos o petróleo. Dessa forma, quando o petróleo sobe seu custo também sobe e suas margens diminuem. Assim, sua cotação tende a cair.

Importante compreender que existem vários outros fatores que influenciam no preço da ação, mas o fato de saber que existe relação pode ajudar a antecipar alguns movimentos.

Por outro lado, temos a correlação positiva, em que os ativos se movem na mesma direção. Podemos observá-la entre o petróleo e as produtoras dele. Nesse sentido, observe que na imagem abaixo, quanto maior a cotação do preço do petróleo em laranja, maior a cotação da Petrobrás.

Por fim, a correlação nula ocorre quando os ativos não apresentam nenhum tipo de correlação estatística. Ou seja, andam independentemente em relação a outra variável. Para ilustrar, podemos pensar na venda máscaras de palhaço e no crescimento do PIB, provavelmente eles não terão nenhuma ligação. Dessa forma, tem correlação nula.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub