25/06/2020 às 12:00

Análise técnica: teoria de Dow x teoria de Elliot

TC School TC School

Nesse texto, vamos explorar as similaridades e diferenças entre Teoria de Dow e Elliot e suas principais características na análise técnica. Falaremos dos seguintes tópicos:

  • Teorias de Dow x Elliot – os pilares da análise técnica
  • Dow – o “zigue-zague” dos movimentos de mercado
  • Elliot – o pincípio de onda

Boa leitura!

teoria de dow

Leia mais sobre análise técnica:

Teoria de Dow x teoria de Elliot

A princípio, as teorias acima são dois campos de atuação da análise gráfica. Abaixo temos alguns quadros mostrando comparativos delas.

É importante citar que as teorias não são concorrentes, e que muitas vezes podem até ser complementares entre si.

Teoria de Dow

Criada por Charles Dow, teve seu primeiro livro publicado em 1922, chamado “The Stock Market Barometer”. Nele, Dow explica que existem três tipos de tendência: a primaria, secundária e a terciária. Além disso, o livro também aborda uma explicação da origem dos preços, em que são baseados essencialmente dois motivos:

  • Razão (fundamentos)
  • Emoção (euforia, medo e ganância)

Além disso, o autor defende que o mercado segue uma espécie de “zigue- zague” formada por topos e fundos que ditam a tendência dos mercados. Outra importante conclusão é que para ele a tendência não tem limite definido e quanto maior, mais importante e forte ela se torna. Apesar de ser utilizada atualmente em diversos tempos gráficos, Dow recomendava que esses conceitos fossem utilizados para operações de longo prazo.

Teoria das ondas de Elliot

Por outro lado, a teoria de Elliot, criada por Ralph Nelson Elliot, teve seu primeiro livro publicado sobre o assunto em 1938, chamado “the wave principle”. Apesar deles não estarem diretamente ligados, tanto Dow, quanto Elliot tratavam suas teorias de formas parecidas.

Elliot entendia que havia ondas, que podiam ser tranquilamente traduzidas nos topos e fundos de Dow, com algumas peculiaridades, como padrões fractais, contagem de ondas e regras que ele desenvolve ao longo de sua teoria. Para Elliot, o mercado também era movido por ações racionais e irracionais. Ao contrário de Dow, Elliot utilizada  ferramentas para tentar chegar em seus padrões, como Fibonacci, Ciclo 1, 2, 3, 4, 5, A, B e C e Linha de tendência.

Nesse sentido, Elliot tentava rastrear as reversões do mercado por meio das projeções de Fibonacci e contagem de ondas. Além disso, não diferenciava periodicidades diferentes, onde todas tinham a mesma importância. Dessa forma, sua teoria poderia ser utilizada tanto para swing trade como para daytrade.

Quem já leu alguma coisa sobre a ciência dos fenômenos caóticos (Teoria do Caos) e sobre Teoria dos Fractais sabe que o mercado de capitais também está inserido nesse contexto. Nesse sentido, o gráfico de qualquer ativo negociado na bolsa apresenta estruturas geométricas semelhantes que se repetem indefinidamente e em diferentes escalas. Abaixo segue o padrão geométrico “perfeito” (fractal) de Elliott:

teoria de elliot

Fonte: Pinterest

Essa outra imagem mostra as sub ondas dentro das ondas maiores. Vejamos:

Vejamos isso na prática, analisando o comportamento dos preços das ações da Vale (VALE3).

Por fim, espero que os conceitos presentes nas teorias de Elliot e Dow possam ajudar em suas análises. Bons investimentos!

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub