TC School / Análise Técnica

Análise técnica: pivot de alta e de baixa

11/06/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto você compreenderá o uso do pivot na análise técnica e aprenderá a utilizá-lo nas suas análises e operações, por meio de exemplos do dia-dia. Falaremos do pivot de alta e de baixa.

Boa leitura!

análise técnica

Leia mais sobre análise técnica:

Pivot na análise técnica

A princípio, o pivot é a quebra de uma tendência vigente. A quebra da tendência é caracterizada pela formação de um topo superior ao topo anterior (no caso de uma reversão de tendência de baixa) ou de fundo mais baixo que o fundo anterior no caso de uma reversão de uma tendência de alta.

Pivot de alta

Conforme citado acima, a caracterização se dá pela formação de um topo superior ao topo anterior, no entanto, segundo a teoria de dow, a reversão da tendência vigente se dá, além de formar o topo, formando o fundo superior ao fundo anterior.

Vejamos abaixo um exemplo

pivot de alta e de baixa

Vejamos na prática: Petrobrás (PETR4)

De acordo com o exemplo acima, observamos o rompimento de um topo anterior e logo após a formação de um fundo posterior.

Pivot de baixa

Por outro lado, no pivot de baixa, o padrão é exatamente o oposto. Ou seja, forma-se um fundo mais baixo que o fundo anterior e ocorre o mesmo com o topo para se caracterizar uma tendência de baixa, segundo a teoria de dow.

Vejamos abaixo um exemplo teórico:

pivot de baixa

Vamos a prática: Magazine Luiza (MGLU3)

Nesse caso observa-se o mesmo padrão do ocorrido no exemplo anterior, no entanto, na ponta vendida do movimento.

Espero que o texto o ajude na utilização do pivot na análise técnica.

Natanael Liberalino

Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub