TC School / Análise Técnica

Análise técnica: os três M’s de um trader vencedor

06/08/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto, você aprenderá sobre as principais características da metodologia, mentalidade e do manejo de risco de risco na análise técnica, essenciais na construção de um trader vencedor. Para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • Metodologia: a importância do primeiro M
  • Mentalidade forte: essencial ao trader vencedor
  • Manejo de risco: sobrevivendo no mercado
  • Reflexões: altos e baixos do trader vencedor

Boa leitura!

Trader vencedor

Leia mais sobre análise técnica:

Metodologia: a importância do primeiro M

Primeiramente, é importante definir o nosso planejamento no dia a dia. Nesse sentido, o planejamento consiste nas estratégias que vamos usar para entrar nesse jogo. Pois, o mercado não perdoa os aventureiros que, a princípio podem ter sorte, mas que no médio/longo prazo estarão fora do mercado.

“Falhar em se preparar, está se preparando para falhar”

Perguntas essenciais

Dessa forma, antes de comprar qualquer ativo você deve se fazer algumas perguntas. Elas são a chave do seu sucesso.

  • Quanto tempo antes vou acordar para operar? Tempo para se preparar para começar a operar
  • Quais dados e informações vou atualizar? Informações que podem impactar no meu operacional
  • O que eu vou comprar ou vender? Seleção de ativos que eu pretendo operar.
  • Por que eu vou comprar ou vender? Motivação para comprar ou vender determinado ativo de acordo com meu setup.
  • Quando eu vou comprar ou vender? Amanhã, semana que vem, agora? Determinar quais serão os prazos operacionais e quais os pontos de entrada, após identificação do setup.
  • Como eu vou comprar? Qual estratégia eu vou aplicar? Muitos traders tem uma estratégia para cada papel (uma para dólar e outra para ações), além disso, deve-se definir se a entrada será feita parcialmente ou se ela será feita em uma única operação.
  • Quanto eu vou comprar? Qual o tamanho da minha posição? Deve-se entender quais são seus parâmetros de risco e qual seu apetite ao risco.
  • Onde eu vou sair, seja com lucro ou prejuízo? Qual meu stop gain e stop loss? Entender onde vai parar antes de fazer a operação é muito importante, após entrar tendemos a ficar num estado psicológico alterado, fazendo com possamos perder muito mais ou ganhar muitos menos do que seria previsto em uma operação.

Ou seja, o trader deve seguir todas as instruções pré-estabelecidas rigorosamente. Afinal, depois de realizada uma compra/venda, o emocional tende a falar mais alto que a razão.

Teoria x Prática: você está realmente preparado para colocar em prática tudo o que aprendeu na teoria?

Em um primeiro momento, o trader não precisa se frustrar caso não tenha sucesso implementando a teoria na prática. Mesmo profissionais experientes e certificados do mercado tem essa dificuldade. Assim, não se ache “o trader” por acertar algumas operações ou mesmo ter consistência nas operações em determinado período! Consistência é um troféu que deve ser conquistado diariamente.

Veja o exemplo da casa de research XPTO:

Fonte: elaboração própria

Muitas vezes, mesmo fazendo tudo certo, o mercado não irá a nosso favor e isso faz parte.

Mentalidade forte: essencial ao trader vencedor

Envolve todos os aspectos particulares e individuais de cada operador como a disciplina, controle emocional e frieza. Quando a análise é prejudicada, deixará de ser imparcial. Investir em bolsa requer uma boa dose de paciência, autoconfiança e autocontrole.

Diante disso, devemos aguardar pelo melhor momento e não se abalar com as perdas que irão acontecer. Conceito de “comprar barato e vender caro” ou “comprar fundo e vender topo” é bastante simples na teoria, mas extremamente complexo de ser aplicado. Temos que ter confiança em aceitar os sinais e enfrentar a insegurança, não entrando na operação após o final do movimento.

Pessoas tendem a ser mais racionais com o mercado fechado, mas não sabem agir durante as negociações. Muitos têm êxito na sua profissão, são referências e tendem a controlar as adversidades, mas ninguém consegue ganhar a briga contra o mercado. Quanto mais o mercado está volátil, menos as pessoas sabem como agir.

Nas fortes altas, querem entrar de qualquer maneira no mercado, sem o menor conhecimento ou estratégia. O mesmo ocorre nas fortes baixas, querendo sair das posições, sem enxergar o todo ou seguir a estratégia inicial.

Manejo de risco: sobrevivendo no mercado

Ao contrário do que maioria entende, análise técnica é um modelo bastante conservador que inicialmente preza pela preservação do seu capital, para depois pensar em ganhos. Ou seja, saberemos de antemão o risco embutido e definiremos até quando poderemos perder em dada operação. Isso vai nos indicar quantas ações comprar. Quem não calcula risco e não usa stop, fatalmente vai estar fora do mercado, mais cedo ou mais tarde.

Algumas máximas utilizadas no manejo de risco:

  • Estar ciente que algumas operações não irão confirmar nossas expectativas.
  • Operar com disciplina e encerrar os trades que estão se movimentando contra você.
  • Jamais fazer preço médio: colocar dinheiro novo e bom em papel ruim ou pouco promissor e que não atendeu as expectativas iniciais. Por que insistir no erro?
  • Determinar previamente o ponto de stop e manter-se fiel a ele. Não alimentar falsas expectativas ou confrontar uma sinalização.
  • Sua permanência no mercado depende da forma como você cuida do seu dinheiro.
  • Fique fora do mercado quando necessário. Não há necessidade de operar todos os dias!
  • Priorize a qualidade e não quantidade.
  • Eventualmente (em determinado momento, na maioria das vezes por conta da volatilidade do mercado) você vai ser stopado e vai perder dinheiro.
  • Um bom trader é aquele que sabe perder ou estancar as operações perdedoras rapidamente. Capacidade de confrontar a si mesmo, assumir falhas e virar a página.

Reflexões: altos e baixos do trader vencedor

Por fim, com um bom modelo, as operações vencedoras serão naturalmente superiores às perdedoras. O problema começa quando resolvemos criar um monstro em torno das perdas pontuais. Várias perdas em sequência abalam a confiança. Caso isso ocorra, pare de operar, descanse e reveja se sua estratégia está correta.

Assim, uma “boa perda” é aquela que provém de um bom processo. Quando você obedece ao seu sistema e se livra de qualquer apego, mantendo-se fiel ao plano de trade.

Uma “perda ruim” não é necessariamente a maior delas, mas aquela que se origina quando você fere as regras e burla o sistema que existe para te proteger.

Nesse sentido, um “ganho ruim” seria comemorar uma operação que deveria ter sido stopada e resultou em ganhos, pois vai te levar a crer que a próxima operação também atingirá a região de “perda segura” que você havia programado e voltar a dar ganhos.

É ótimo ganhar no mercado, mas o melhor é quando ocorre de forma estrutural, por seu próprio mérito.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

Esse conteúdo foi útil?

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub