TC School / Análise Técnica

Análise técnica: On Balance Volume

29/07/2020 às 12:00

TC School TC School

Nesse texto você aprenderá o funcionamento do On Balance Volume. Além disso, veremos alguns exemplos na prática de utilização desse indicador na análise técnica. Para facilitar o entendimento, dividimos o texto nos seguintes tópicos:

  • On Balance Volume: entenda o que significa esse indicador
  • Exemplos: utilizando o OBV na prática
  • Indicações de materiais extras
  • Reflexões para os investidores

Boa leitura!

On Balance Volume

Leia mais sobre análise técnica:

On Balance Volume: entenda o que significa esse indicador

On Balance Volume (OBV) é um indicador utilizado para medir a pressão compradora e a pressão vendedora em um determinado ativo. No cálculo, o OBV soma o volume negociado nos períodos de alta e subtrai o volume negociado nos períodos de baixa. Isso resulta no Saldo de Volume (como é conhecido o OBV no Brasil). Ele rastreia a força da tendência, identificando possíveis reversões, sinalizando o surgimento de novas tendências.

Exemplos: utilizando o On Balance Volume na prática

Dessa forma, agora que conhecemos o conceito do OBV, vamos analisar esse indicador na prática.

Diante disso, é possível perceber que o indicador rompeu a congestão de volume positivo antes do rompimento do topo anterior. Sendo assim, antecipando a operação no papel.

Dessa forma, nesse exemplo, vemos a possibilidade operar as extremidades do volume. Para esse tipo de operação, é necessário um pouco mais de cuidado. Assim, o ideal seria realizar um estudo do papel para entender onde são os pontos que estatisticamente existe possibilidade de correção.

Reflexões para os investidores

Por fim, é necessário compreender que o uso indiscriminado do OBV, assim como de qualquer indicador, será prejudicial ao investidor, ao invés de ajudá-lo. Nesse sentido, antes de utilizar qualquer indicador, é interessante fazer um backtest no papel em que o investidor pretende utilizá-lo. Dessa forma, o investidor poderá compreender se o risco retorno é aceitável e a esperança matemática é positiva, ajudando bastante para o sucesso do seu setup.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub