TC School / Análise Técnica

Análise técnica: entenda o índice de força relativa

14/07/2020 às 15:00

TC School TC School

Nesse artigo, você aprenderá com vários exemplos na prática sobre as principais características do Índice de força relativa, e como implementá-lo no seu operacional.

  • Índice de força relativa: características e aplicações
  • Exemplos práticos: como utilizar este indicador na prática

Boa leitura!

índice de força relativa

Leia mais sobre análise técnica:

Índice de Força Relativa (IFR) /Relative Strength Index (RSI )

A princípio, o índice de força relativa é um indicador do tipo oscilador. Ele trabalha dentro de um intervalo de 0 a 100, enquanto o preço do ativo, índice ou commodity pode ir para qualquer valor, seguindo suas características. Nesse sentido, apesar de ele ser interessante para pegar correções do mercado após grandes movimentos, também pode ser interessante para indicar a saída para uma operação que já vinha sendo “carregada”.

Podemos mensurar o IFR da seguinte forma:

indice de força relativa

Analisando o IFR na prática

O índice de força relativa possui apenas um parâmetro, que é o número de períodos a ser utilizado em sua fórmula, ou seja, esse é o parâmetro que você pode modificar para calibrar sua estratégia para o diário, semanal, mensal ou qualquer outro intervalo disponível. Assim, o indicador é plotado no mesmo intervalo (data inicial à data final) e mesma periodicidade gráfica que o ativo acompanhado, porém em escala diferente.

Vejamos algumas aplicações práticas deste indicador:

Exemplo prático: Petrobrás (PETR4)

Os pontos circulados pela esfera verde demonstram áreas que o IFR indica operação, ou mais de 70 ou mais, ou menos de 30. Outro ponto interessante que pode ser analisado pelo investidor é o aumento ou diminuição dessas áreas de tolerância, ou seja, você poderia apenas entrar em operações que rompessem as regiões de 20 e 80 do IFR.

Outros exemplos:

IRB (IRBR3):

Sabesp (SBSP3)

Raia Drograsil (RADL3)

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub