26/05/2020 às 12:03

Análise técnica: Compreenda o funcionamento da linha lado a lado

TC School TC School

Neste texto, vamos falar um pouco sobre o funcionamento da linha lado a lado na análise técnica. Para um melhor entendimento, dividimos o texto nos seguintes tópicos:

  1. Linha branca lado a lado de alta
  2. Linha branca lado a lado de baixa
  3. Dica para melhorar suas análises

Boa leitura!

Antes de tudo, as linhas brancas lado a lado, são padrões de continuação de tendência, que te darão noção por meio do padrão de candles quando o mercado demonstra força em determinado movimento.

Linhas Brancas Lado a Lado de Alta (Bullish Side-By-Side White Lines)

Da mesma forma que muitos outros padrões de candle, esse também possui sua análise para um viés de baixa e de alta. Assim, no caso da linha branca lado a lado de alta, existem três candles positivos. Nesse sentido, o segundo candle estabelece um GAP de alta em relação ao primeiro. Dessa forma, quando surgem durante um movimento de alta, reforçam a tendência de continuação desse movimento. Assim, o surgimento de dois candles de alta semelhantes logo após um gap de alta, indica que os vendedores tentaram reverter o movimento (comprando), mas não obtiveram sucesso frente a força vendedora.

Vamos a um Exemplo prático com o Banco Bradesco (BBDC4)

A partir da análise da figura acima, podemos verificar que o mercado vinha em uma alta suave e começou a lateralizar por meio de uma flamula. A partir daí, houve um momento mais direcional, que efetuou o rompimento e posteriormente deixou uma linha branca lado a lado de alta. Nesse caso, o mercado se mostrava em tendência clara, como não havia muita volatilidade, poderia ser utilizado um stop mais longo. Dessa forma, a entrada poderia ser feita na abertura do GAP ou no segundo candle após ele, que confirmou o padrão.

Linhas Brancas Lado a Lado de Baixa (Bearish Side-By-Side White Lines)

Por outro lado, as linhas brancas lado a lado de baixa, se comportam na ponta contrária daquelas mostradas anteriormente. A linha branca lado a lado de baixa possui um candle de baixa. O segundo é um candle positivo, que estabelece um GAP em relação ao primeiro. O terceiro também é um candle de alta de características semelhantes ao segundo.

Vamos a um exemplo prático: Hypera Pharma (HYPE3)

Nesse sentido, podemos verificar que o mercado vinha em uma alta suave e começou a lateralizar, novamente por meio de uma flamula. A partir daí, houve um momento mais direcional que efetuou o rompimento, e posteriormente deixou uma linha branca lado a lado de alta. Nesse caso, o mercado se mostrava em tendência clara. Como não havia muita volatilidade, poderia ser utilizado um stop mais longo. A entrada poderia ser feita na abertura do GAP, ou no segundo candle após ele, que confirmou o padrão.

Melhore suas análises!

Em resumo, como já comentado em textos anteriores, o ambiente é sempre muito relevante nas operações. Para esse padrão, ele é especialmente importante pois, muitas vezes esse comportamento pode representar uma reversão do mercado. Assim, é muito importante observar os volumes e tendência quando for executar um trade.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub