TC School / Análise Técnica

Análise técnica: como funcionam as médias móveis?

09/07/2020 às 15:00

TC School TC School

Veja como funcionam as médias móveis na análise técnica e como utilizá-las em suas operações. Mostrarei exemplos na prática sobre esse indicador técnico, abordando os seguintes tópicos:

  • Medias móveis: conceitos e formas de cálculo
  • Médias móveis aritmética e exponencial: como utilizar cada uma em suas análises

Boa leitura!

médias móveis

Leia mais sobre análise técnica:

Médias Móveis

A princípio, a Média Móvel Simples (aritmética) é a média do preço nos últimos N períodos. Nesse sentido, ela dá igual importância para os preços considerados. Entretanto, a Média Móvel Exponencial dá mais importância aos preços mais recentes, mesmo considerando todos os preços do período escolhido. Vejamos as características dos diferentes tipos de médias móveis:

  • Exponencial de 9 Períodos: média que reage prontamente às fortes movimentações do ativo. Média ideal para condução do trade (stop-móvel).
  • Aritmética de 21 Períodos: média que mostra o viés direcional do ativo. Atua muito bem como zona de suporte e resistência. Ideal para perceber quando um papel está esticado (distância preço-média).
  • Aritmética de 200 Períodos (MMA200): é uma média que tenta representar uma visão de tendência “macro” do ativo. Sua superação ou perda servem como forte gatilho operacional. Dessa forma, ela é muito eficaz como zona de suporte ou resistência. Tem seu eficácia ampliada quando está flat (plana) e afastada da MM21.

Para exemplificar, vejamos um exemplo prático: Hypera (HYPE3)

Dessa forma, podemos analisar o cruzamento de médias:

  • Média móvel 9 periodos exponencial (roxo)
  • Média móvel 21 periodos aritmética (laranja).

Além disso, vamos analisar também um exemplo prático analisando o Petróleo brent:

Além das operações usando a EMA9 e MA21, é possível utilizar como parâmetro a MA200 (rosa) para movimento de defesa de algumas regiões e confirmação de perda delas também.

Por fim, é importante ficar claro que existem outras diversas configurações de médias móveis. No entanto, para utilizá-las você deve fazer um estudo prévio e entender a confiabilidade que ela possui em seu operacional e no papel escolhido.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub