23/06/2020 às 12:00

Análise técnica: as leis de mercado de Oliver Velez

TC School TC School

Neste texto, falarei sobre as principais características das leis de mercado de Velez, utilizadas na análise técnica. Abordarei as seguintes leis de mercado:

  • As duas leis do momentum
  • O máximo de 3, 5 e 8 barras
  • Lei da falha de nova mínima/máxima
  • Cinco maiores movimentos do mercado começam das menores barras

 Boa leitura!

oliver velez

Leia mais sobre análise técnica:

Lei de velez – Momentum

Em ambientes de mercado com liquidez e volatilidade, os ativos operáveis provavelmente tendem a seguir ou continuar o movimento da barra mais recentemente fechada, nesse caso, em 80% do tempo, enquanto a maior parte da cor se mantiver. Esse princípio deriva do princípio da inércia.

Sir Isaac Newton: “Um objeto em movimento tende a se manter em movimento.”

2ª Lei de Momentum

Nenhum ativo irá realizar nada com apenas uma barra. Nesse sentido, é necessário pelo menos dois candles para que algo seja considerado relevante na análise. Continuidade por um segundo candle é crucial, senão um evento de um candle, não importando o quão relevante ele aparente, ainda não é real.

O máximo de 3, 5, 8 barras

“Todo mercado tem limites estatísticos. O trader que entende profundamente quando o mercado está estatisticamente nos limites do seu normal, se tornará um mestre, e possivelmente até rico!” – Oliver L. Velez.

Durante pregões “normais“, ativos negociáveis em bolsa não podem se mover na mesma direção mais do que 5 a 8 candles seguidos, no entanto, os ativos geralmente se encontram presos a ciclos de no máximo 3 a 8 barras em 80% do tempo. Dessa forma, os outros 20% do tempo, uma ação pode se mover acima e abaixo dessa zona, mas 5 barras é o número principal.

Falha de Nova Mínima/Máxima

“Falhas de mercado tendem a causar grandes problemas para muitos traders normais, mas podem servir como importantes oportunidades de fazer dinheiro para iFund Traders bem treinados! Em outras palavras, estamos sempre preparados para lucrar nas falhas do mercado em fazer algo altamente esperado.” – Oliver L. Velez.

Quando um ativo não consegue fazer nova mínima, após ter feito 3 ou mais mínimas mais baixas, ele poderá formar uma nova máxima. Do mesmo modo, se um papel falha em fazer uma nova máxima, após ter feito 3 ou mais máximas mais altas, ela fará uma nova mínima no próximo movimento.

Os Maiores movimentos de mercado começam das menores barras

O mercado tem característica pulmonar quando se refere a sua capacidade de expandir e contrair. Ele inala e exala, formando topos e fundos ascendentes ou descendentes. Quando inala profundamente, uma exalação maior será o resultado. Nesse sentido, Barras pequenas (NRB – narrow range bars) são o sinal de uma inalação profunda. Uma exalação maior normalmente é o resultado.

Por fim, espero que as leis de Velez o ajude em seus investimentos!

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub