13/02/2020 às 13:58

23 – Remuneração de Executivos, Governança e Valuation

Felipe Pontes Felipe Pontes

Qual é a relação entre a remuneração dos executivos das empresas e a criação de valor? Você já parou para pensar sobre esse tipo de questão? Este tipo de pergunta parece ter uma resposta óbvia: “se o CEO ganha melhor, ele trabalhará mais e gerará valor para a companhia”.

Acontece que as coisas não são tão simples assim. Os executivos podem ficar acomodados com uma renumeração fixa e deixar de buscar novos investimentos para a empresa.

Ao mesmo tempo, renumerações fixas podem incentivar que as pessoas fiquem na “média”: quem trabalha muito não observa incentivo em se esforçar, já que pessoas que trabalham menos são igualmente renumeradas.

Em contra partida, uma renumeração totalmente variável pode criar muita incerteza e fugir do controle em tempos de crise.

Neste caso, como seria uma renumeração ótima para maximizar o valor das companhias?

Neste artigo, iremos apresentar algumas formas de renumeração adotadas pelas empresas, como isso afeta a governança e como pode criar mais valor para a empresa e seus acionistas. O artigo é dividido em duas partes:

 

  1. Governança e Formas de renumeração de executivos
  2. Criação de Valor e alinhamento de objetivos

 

1 Governança e Formas de renumeração de executivos

As empresas possuem como objetivo a maximização do valor. Como esse objetivo é um tanto quanto abstrato, existe a simplificação de que o objetivo da empresa é maximizar o valor das ações em circulação.

No caso de empresas com capital fechado, existe a mesma busca, porém o preço das ações não é diretamente observado, já que não há cotação diária em bolsa.

Apesar desses objetivos, as companhias são formadas por grupos de pessoas que buscam interesses diversos: algumas pessoas querem subir na carreira, outras querem permanecer em um cargo fixo, outras estão ali para obter um benefício de curto prazo, outras então por falta de opção… Sendo assim, os motivos são vários! Logo, como é que podemos “casar” os objetivos das pessoas com o objetivo da companhia?

Uma das formas é por meio da renumeração por desempenho. Se os gestores, administradores e executivos realizarem um trabalho bem feito que cria valor para a companhia, eles devem ser recompensados por isso. Quanto maior a criação de valor, maior será a renumeração.

Dessa forma, foram criados diversos tipos de renumeração para relacionar desempenho com renumeração. Veja abaixo alguns dos tipos básicos de renumeração.

 

Tipos de Renumeração de Executivos

A remuneração dos executivos é, normalmente, formada de uma remuneração base mais alguns ou todos os elementos apresentados a seguir:

 

A. Remuneração de longo prazo

Um plano de incentivo de longo prazo é um plano de renumeração para associar o desempenho do funcionário com o crescimento a longo prazo.

Quando os objetivos do plano de crescimento de uma empresa coincidem com os do plano de incentivos, os principais funcionários sabem em quais fatores de desempenho devem se concentrar para melhorar os negócios e obter uma maior renumeração.

O plano de incentivo ajuda a reter os melhores talentos em um ambiente de trabalho competitivo. Os benefícios incluem planos de aposentadoria e bônus em dinheiro por atingir metas superiores a um ano.

 

 B. Bônus anuais

Bônus anuais que variam com o desempenho ajudam a atingir metas dentro do ano. Existem várias métricas para medir o desempenho:

  • Crescimento das receitas
  • Crescimento do EBIT ou EBITDA
  • Crescimento do lucro líquido
  • Aumento do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)
  • Outras métricas de rentabilidade ou valorização das ações, ou outras métricas como o Enterprise Value Added (EVA) ou o crescimento dos fluxos de caixa.

 

Veja mais sobre as métricas de rentabilidade no nosso artigo “Como medir a rentabilidade da sua empresa: entenda o ROA, ROIC e ROE

 

Vale lembrar que essa relação não é perfeita e algumas métricas não possuem relação direta com o valor da companhia.

Por exemplo, é possível elevar as receitas e o EBITDA ao expandir a empresa a qualquer custo: aumentando o prazo do crédito aos clientes ou realizando aquisições de outras companhias para inflar as receitas e o EBITDA.

Também é possível elevar o ROE ao tomar mais dívidas e aumentar o risco da companhia. Por isso, fique atento para a forma de renumeração que pode ser manipulada ou que é baseada em apenas uma métrica.

 

C. Ações e Opções

Quando uma empresa quer associar a renumeração com o desempenho, ela pode conceder ações e opções de ações da própria empresa para compor a renumeração dos executivos. Com o alinhamento dos interesses, é mais provável que os executivos tomem decisões que beneficiem os acionistas.

Dessa forma, os executivos de alto escalão teriam uma fração da companhia e podem sinalizar que a empresa possui boas perspectivas futuras ao comprar novas ações da companhia. Idealmente, quando os executivos possuem parte das ações da empresa, eles passariam a agir como donos da companhia.

 

Falamos um pouco sobre a sinalização nos nossos artigos sobre Insider trading “Insider Trading e Retornos das Ações: é possível obter vantagem? ”. Obviamente, estamos falando da negociação de ações por insiders de forma LEGAL.

 

Também é possível aumentar os ganhos dos executivos com o uso de opções de compra de ações. Geralmente, os executivos recebem opções de compra das ações muito fora do dinheiro.

Ou seja, para que a opção tenha valor, é preciso que as ações da companhia apresentem um aumento substancial de valor. As opções permitem que a empresa reduza a parte fixa da remuneração-base do executivo adicionando uma parte variável. Isso evita pressões sobre a moral dos funcionários da empresa causadas pela disparidade entre as remunerações.

 

2. Criação de Valor e alinhamento de objetivos

Com o desenho ideal entre renumeração variável e fixa, a empresa pode alinhar os objetivos de gestores com os objetivos da companhia. Mas será que isso dá certo? Vamos ver o que dizem as pesquisas!

Segundo um estudo recente intitulado “Remuneração de Executivos e Desempenho no Mercado Brasileiro: Relações Contemporâneas e Defasadas” realizado com 333 empresas de capital aberto entre 2011 e 2015, a resposta é sim.

Os resultados sugerem que uma combinação entre a renumeração fixa e variável pode elevar o retorno sobre patrimônio líquido (ROE), o índice preço-valor patrimonial (P/VPA) e o retorno anual de mercado. Essas métricas podem ser entendidas como medidas de criação de valor e desempenho da empresa.

Porém, a pesquisa indica que essa relação está mais presente no curto prazo (até um ano). Logo, o mercado brasileiro e o desenho das estratégias de renumeração dos executivos ainda deve evoluir para consolidar uma relação de longo prazo entre a renumeração por desempenho e horizontes de criação de valor maiores que um ano. Afinal, este é o objetivo do investidor que deseja se manter como sócio das companhias.

 

Lucas Nogueira
Mestre em Finanças pelo PPGA/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub