TC School / Análise Fundamentalista

Dividendos: aprenda a escolher as empresas pagadoras

01/07/2020 às 15:00

TC School TC School

Antes de tudo, investir em empresas pagadoras de dividendos, tem sido uma estratégia cada vez mais adotada pelos investidores. Com o atual cenário econômico, de baixas taxas de juros, existe um estímulo para que os investidores recorram às aplicações de recursos em renda variável. Pensando nisso, decidimos divulgar esse texto com o propósito de te guiar na adoção dessa estratégia.

Se você ainda não leu o nosso primeiro texto sobre o significado dos dividendos, te convido a fazer primeiro a leitura do mesmo antes de adentrarmos ao atual assunto. Neste texto, abordaremos os pontos mais relevantes que irão te proporcionar o conhecimento adequado na hora de escolher suas ações, a saber:

  • Por que investir com foco nos dividendos? – entenda quais as vantagens.
  • Análise dos fundamentos – como fazer e para que serve?
  • Ações pagadoras – veja como selecionar os ativos certos.

Lembrando que de forma completa, no nosso curso, você encontrará tudo o que precisa saber sobre como investir em Ações Pagadoras de Dividendos.

Boa leitura!

dividendos

Leia mais sobre dividendos:

Por que investir com foco nos dividendos?

Essa é uma pergunta importante que você deve saber responder. Por que você adotaria uma estratégia de investir em dividendos? A resposta para tal, pode estar relacionada com várias perspectivas. Primeiro se pergunte se o seu foco de investimento está condicionado ao estágio de ciclo de vida da empresa. Ou seja, se é uma empresa madura (antiga, sólida), ou se é uma empresa em crescimento (nova, investindo alto).

Se for uma empresa madura, provavelmente é uma forte candidata a pagadora de dividendos, isso porque já deve ter passado pelas fases anteriores de crescimento forte. Ao atingir a maturidade, o crescimento se torna mais lento, muito devido ao espaço de mercado. Como por exemplo, temos o banco Itaú que se tornou o maior banco do País, e forte pagadora de dividendos.

Como identificar esse ciclo de vida?

Por exemplo, no modelo de estágio de ciclo de vida de Dickinson (2011), podemos facilmente identificar em qual estágio de vida uma empresa se encontra. Basta coletar informações da demonstração dos fluxos de caixa:

  1. Atividades operacionais
  2. Investimentos
  3. Financiamentos

Vejamos como funciona a classificação do ciclo de vida da empresa, a partir do modelo de Dickinson:

Modelo de Dickson para cilco de vida

Fonte: Dickinson (2011)

Agora, vejamos esse modelo na prática. Vamos avaliar o ciclo de vida da Gerdau S.A.:

como escolher ações pagadoras de dividendos

Fonte: autora

Empresas pagadoras de dividendos e os juros compostos

Além de tudo, investir com foco em dividendos, nos remete ao benefício do amado juros compostos. Nesse sentido, como acionista você pode se beneficiar com a valorização das suas ações e ainda ser remunerado com a distribuição de dividendos. Por sua vez, os dividendos poderão ser utilizados para reinvestimento, sendo na compra de mais ações da companhia ou aportando em outro papel. Olha que beleza!

Todavia, lembre-se que empresas pagadoras de dividendos, geralmente são maduras e isso implica num menor potencial de grandes valorizações no seu papel. Por isso, a quem diga que investe apenas em empresas de crescimento. Então, identifique-se primeiro. Quem é você como investidor? Mais conservador ou mais arrojado?

Análise dos fundamentos – como fazer e para que serve?

Decidir investir com foco em dividendos não exime a necessidade de ter que olhar para os fundamentos da empresa. Pelo contrário, com a ideia principal pautada na geração de renda passiva, escolher bem os investimentos faz toda a diferença. O que significa dizer quando você ouve que determinada empresa tem bons fundamentos? De forma completa, no nosso curso de análise fundamentalista, você aprenderá tudo o que precisa sobre o assunto.

No entanto, de forma resumida, podemos dizer que bons fundamentos é sinônimo para qualidade. E a percepção de qualidade pode ser particular de cada perfil de investidor. Como exemplo, ao fazermos uma análise dos números contábeis, podemos extrair fatores indicativos de bons fundamentos como o histórico de lucros ininterruptos, avaliar o crescimento da receita, analisar indicadores de solvência, rentabilidade, entre outros. Em suma, a ideia é filtrar os ativos e com isso selecionar apenas as empresas “vencedoras”.

Na academia, temos bons exemplos de estudos sobre investimento em valor, também conhecido como value investing, o qual representa a busca por empresas de qualidade (bons fundamentos) e que estejam subvalorizadas pelo mercado. Nomes como o de Benjamin Graham, Warren Buffett e Damodaran, são reconhecidos pelas suas estratégias de investimento em busca de valor.

Nesse sentido Graham (2007), apresentou uma série de filtros destinados a seleção das melhores ações conforme sua estratégia voltada para o valor. Uma empresa para ser entendida como de bons fundamentos, precisaria apresentar longo histórico de lucro, longo histórico de pagamento de dividendos, além de outras exigências. Damodaran, por sua vez, é autor de diversos livros de avaliação, como o The dark side of valuation em 2009, Filosofias de investimento em 2007, além de vários outros, todos voltados a fornecer uma melhor possibilidade de encontrar o verdadeiro valor das ações.

Aprenda a selecionar as empresas pagadoras de dividendos

Finalmente, chegamos ao ponto principal. Como identificar as ações pagadoras de dividendos? Conhecidas no mercado como “vacas leiteiras”, fazendo analogia com a capacidade da empresa em sempre está “molhando” a mão do acionista com distribuição de dividendos.

As empresas pagadoras de dividendos, costumam fazer parte de setores mais sólidos, sem tanto risco de altas oscilações. Geralmente as empresas pagadoras possuem características similares como:

  • Histórico de lucros consistentes
  • Maturidade da empresa (sem necessidade de grandes retenções de lucro)
  • Maturidade do setor (bancos, energia elétrica…)
  • Líderes de mercado

Para selecionar as empresas, o primeiro passo é a definição de filtros ou critérios, como àqueles ligados a busca por fundamentos. Cada investidor pode definir os seus próprios filtros de seleção, selecionando apenas as ações que persistirem. Segue abaixo um exemplo de critérios que podem ser adotados para selecionar as ações:

  1. Histórico de 10 anos de pagamento de dividendos,
  2. Histórico de 10 anos de lucros persistentes,
  3. Apresentar um ROE (Return On Equity) acima de x%,
  4. Possuir índice de liquidez superior à média do setor,
  5. Apresentar taxa de distribuição de dividendos acima da taxa básica de juros.

Esse é apenas um pequeno exemplo, você pode estabelecer seus próprios critérios conforme o seu entendimento sobre o significado de bons fundamentos. Dessa forma ao fazer o filtro, sobrará apenas empresas que passaram pelos critérios de qualidade, e ainda sim serão pagadoras de dividendos.

Por outro lado, um fator super importante, que não pode ser esquecido, é ler o estatuto social da empresa e sua política de dividendos. Lá você encontrará toda a política de distribuição dos dividendos e demais proventos, como também o mínimo obrigatório estabelecido pela empresa.

Exemplo de empresas pagadoras de dividendos

Por fim, chegou a hora de você estabelecer seus critérios e escolher suas ações. Como curiosidade, segue logo abaixo uma lista com algumas empresas que são pagadoras de dividendos.

  • Bancos: Brasil, Itaú, Bradesco, ABC
  • Energia elétrica: Engie, Taesa, CPFL, Alupar
  • Consumo não cíclico: Ambev, M. Dias Branco

Referências

DAMODARAN, A. Filosofias de investimento – Estratégias bem-sucedidas e os investidores que as fizeram funcionar. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2007.

DAMODARAN, A. The dark side of valuation: Valuing young, distressed, and complex businesses. Ft Press, 2009.

Dickinson, V. (2011). Cash flow patterns as a proxy for firm life cycle. The Accounting Review, 86(6): 1969-1994 doi: 10.2308/accr-10130

GRAHAM, B. O investidor inteligente (atualizada com novos comentários de J. Zweig; L. Sette, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2007.

Mariângela Araújo

Mariângela Araújo
Contadora e Mestranda em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB.
Monitora de cursos no TC School.
Aproveite e conheça nosso curso de como investir em empresas pagadoras de dividendos com o cupom abaixo.
Dividendos

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub