TC School / Análise Fundamentalista

CAGR: entenda a taxa de crescimento composta

06/08/2020 às 5:00

TC School TC School

Neste texto, explicaremos o conceito da compound annual growth rate, também conhecida como taxa de crescimento anual composta, ou simplesmente CAGR. Dessa forma, para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • CAGR: entenda o conceito
  • Exemplo prático: cálculo do CAGR com os dados da Raia Drogasil
  • Exemplo da Localiza: vale a pena ficar ligado
  • CAGR: segredos e perigos por trás

Boa leitura!

CAGR

Leia mais sobre análise fundamentalista:

CAGR: entenda o conceito

Você certamente já se deparou com o termo CAGR em algum momento, seja em um release de resultados, na lâmina de um fundo ou em algum outro lugar. Na apresentação institucional da Raia Drogasil, o termo é utilizado para mensurar o crescimento do mercado farmacêutico nos últimos anos

Primeiramente, devemos buscar entender quais os motivos que levaram à ampla utilização do CAGR. Assim, mais uma vez vamos utilizar um exemplo com as ações da Raia Drogasil:

Fonte: Economática (ajustado por proventos e desdobramentos)

A partir da análise dos dados acima, é possível inferir que um investidor que comprou as ações da Raia Drogasil em janeiro de 2017 e manteve-as até janeiro de 2018, obteve um retorno de 30,02%. Da mesma forma, um investidor que comprou em janeiro de 2018 e manteve até janeiro de 2019, obteve um retorno de -25,89%. Por fim, um investidor que comprou em janeiro de 2019 e segurou a ação até janeiro de 2020 teve um retorno de 101,95%. Agora você pode estar pensando “eu sei calcular o retorno das ações, o que isso tem a ver com o CAGR?”, entraremos nessa questão agora.

Exemplo prático: cálculo do CAGR com os dados da Raia Drogasil

Antes de prosseguir, é importante ressaltar trata-se uma análise de caráter educativo, não caracterizando recomendação de investimento. Vamos supor que um investidor comprou a ação da Raia Drogasil em janeiro de 2017 e vendeu apenas em janeiro de 2020. Para calcular o retorno total desse investimento existem várias maneiras, sendo a divisão do preço em janeiro de 2020 pelo preço de janeiro de 2017, subtraído de 1, a mais simples. Após realizar esse cálculo, chegamos a conclusão que o investidor teve um retorno acumulado de 94,59% em 3 anos.

Entretanto, esse número de 94,59% foi um retorno de 3 anos, se o investidor quiser descobrir quanto o investimento dele rendeu ao ano, para realizar uma comparação com algum outro ativo, será preciso realizar o cálculo do CAGR. Nesse sentido, temos a fórmula abaixo:

Utilizando a fórmula, podemos encontrar que o CAGR de um investidor que comprou a ação da Raia Drogasil em 2017 e segurou até janeiro de 2020 foi de 24,85%

Mas qual informação esse número traz? O significado do CAGR é que o retorno do investidor que comprou a ação em janeiro de 2017 e manteve até janeiro de 2020 é equivalente a um investimento que rendesse 24,85% por ano. Em outras palavras, uma ação se valorizar 24,85% a cada ano, durante 3 anos, no final ela terá se valorizado 94,59%.

CAGR: segredos e perigos por trás

Como foi dito, o CAGR agrega uma informação bastante interessante. Entretanto, utilizar sem entender as limitações pode ser perigoso. Vamos continuar com o caso da Raia Drogasil, supondo que os títulos de renda fixa tenham rendido 10% ao ano no mesmo período. O investidor que olha os dados agora poderia simplesmente falar “renda fixa é uma perda de tempo, a ação RADL3 rende 24,85% ao ano, enquanto a renda fixa rende apenas 10%”.

Podemos encontrar uma série de erros nessa frase. O primeiro é o look ahead bias, o qual ocorre quando uma informação que não estava disponível na época é utilizada no estudo de simulação. Nesse caso investidor não sabia que as ações da Raia Drogasil iriam performar tão bem durante o período.

O segundo é que não é possível comparar classes ativos diferentes olhando apenas para o retorno, sem ajustar ao risco. Como foi dito no primeiro parágrafo, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 a ação apresentou um retorno de -25,89%, uma queda significativa. Portanto, é importante lembrar que quando aparece numa lâmina de um fundo “apresentamos CAGR de 8,4% nos últimos 5 anos” isso não significa que o fundo rendeu 8,4% em todos os anos. Existem altos e baixos no meio do caminho, talvez “baixos” mais intensos do que aqueles para os quais você está preparado.

Exemplo da Localiza: vale a pena ficar ligado

Antes de mais nada, é importante salientar mais uma vez que não se trata de recomendação de investimentos. É apenas um estudo tomando com base os dados disponibilizados pelas empresas listadas na bolsa.

Dessa forma, agora que sabemos calcular o CAGR, podemos utilizar essa informação para análise dos resultados. No earnings release do 1T20, a localiza reportou um CAGR da receita líquida de 2015 até 2019 no valor de 27,3%.  Entretanto, o cálculo desse crescimento é com base na receita sem o efeito da reclassificação dos créditos de PIS e COFINS.

Caso o cálculo do CAGR tomasse como base a receita líquida no valor de R$ 3.027,8 milhões, a taxa de crescimento anual composta seria de 24,5%. Por isso é importante analisar as empresas com uma visão crítica, buscando entender o que está por trás dos releases e cálculos da empresa.

Reflexões

Apesar de ser um texto com objetivo de fazer os investidores conhecerem o conceito da taxa anual de crescimento composto, também conhecida como CAGR, é importante lembrar a finalidade dos nossos textos. Geramos conteúdo porque queremos empoderar os investidores, fazer com que eles sejam capazes de entender o que está por trás das informações divulgadas pelas empresas. A Localiza não é uma empresa ruim por ter feito isso, as empresas contam a história do ponto de vista que elas querem que você veja. Dessa forma, espero que você tenha gostado do texto e consiga aplicar conceito do CAGR nas suas análises.

Lucas Costa Santos
Lucas Costa Santos
Analista de conteúdo TC School. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.

Esse conteúdo foi útil?

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub