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Análise setorial: indicadores das companhias aéreas

01/06/2020 às 15:42

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Você já notou as características intrínsecas aos diferentes setores de atividade? Determinados setores podem apresentar especificidades, as quais nem sempre levamos em consideração em nossas avaliações. Pensando nisso, iniciaremos a série de textos falando sobre os indicadores setoriais. Nesse texto, utilizaremos como exemplo as companhias aéreas, como a Azul ($AZUL4) e Gol ($GOLL3).

Leia também nosso texto com dicas sobre a análise de bancos.

Boa leitura!

Análise de companhias aéreas

Especificidades setoriais nas avaliações

Antes de tudo, a avaliação de uma empresa é um processo investigativo. Nesse sentido, podemos fazer uma analogia com o processo conduzido pela medicina. Para entender a importância de alguns indicadores setoriais específicos, não tão comuns a alguns investidores, utilizaremos um exemplo corriqueiro, como o de uma ida ao médico.

Quando vamos a uma consulta médica na tentativa de identificar algum possível problema com nosso corpo, é comum o médico solicitar um hemograma para ter uma visão geral de como está o seu corpo. Entretanto, o poder dessa informação é limitado, pois, apenas com exames mais específicos é que será possível diagnosticar várias doenças.

Dessa forma, com o mesmo ímpeto que um médico busca informações sobre o seu paciente, um investidor deve buscar conhecer sua empresa a fundo, atentando para as suas particularidades. Muitas vezes os indicadores contábeis tradicionais (e.g.: ROA, ROE, ROIC) não fornecem informações suficientes para sustentar a escolha do investidor em aplicar seus recursos em uma empresa específica e não na sua concorrente.

Atenção: não estamos falando que os indicadores contábeis tradicionais não possuem valor informacional. Apenas chamamos atenção que existem indicadores específicos que podem complementar suas análises.

Indicadores utilizados pelas companhias aéreas

Primeiramente, é possível verificar a partir do gráfico abaixo, que as ações das companhias aéreas estão entre as que mais sofreram com a queda generalizada dos mercados globais, em virtude da Covid-19. Podemos notar que a ação da Azul (AZUL4) estava cotada a R$ 61,35 em 17 janeiro de 2020, acumulando aproximadamente 78% de queda comparado a sua cotação em 08/05/2020 R$ 13,60.

Vejamos alguns indicadores específicos das companhias aéreas, que podem nos auxiliar a melhorar nossas análises acerca dessas empresas.

ASK (Available Seats Kilometers)

O ASK é obtido multiplicando o número de assentos disponíveis pelos quilômetros voados, sendo o indicador mais eficaz para mensurar a capacidade disponível dos aviões de gerar receitas. Por exemplo, uma aeronave com 200 assentos que percorre 4.000 quilômetros por dia gera um ASK de 800.000 por dia.

Indicadores empresas aéreas

O que é o RPK (Revenue Passenger Kilometers)

O RPK é calculado ao multiplicar o número de passageiros pagantes pelos quilômetros voados. Dessa forma, esse indicador demonstra o número de quilômetros percorridos por passageiros pagantes.

RPK - companhias aéreas

O que é o RASK (Revenue per Available Seat Kilometers)

O RASK é calculado dividindo a receita operacional da companhia pelos assentos-quilômetros disponíveis. Esté é o indicador preferido dos analistas e das companhias aéreas. Geralmente, quanto maior o RASK, mais lucrativa é a companhia. É interessante salientar que o RASK leva em consideração não apenas o preço da passagem, mas todas as atividades geradoras de receitas operacionais da companhia aérea, como taxas por bagagens, assentos selecionados, entre outros.

RASK - companhias aéreas

CASK (Cost per Available Seat Kilometers)

O CASK é calculado dividindo os custos operacionais pelos assentos quilômetros disponíveis, sendo utilizado como medida para comparar a eficiência de diferentes companhias aéreas. O nome é autoexplicativo, o CASK são os custos incorridos de cada assento para voar um quilômetro.

CASK - companhias aéreas

Yield

Finalmente, o Yield pode ser definido como o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro. Podemos mensurá-lo dividindo o total de receita com passageiros pelo RPK (Total de assentos-quilômetros ocupados), que comentamos anteriormente.

YIELD - companhias aéreas

Vamos à prática da análise no setor aéreo?

Utilizando os dados disponíveis no site de relações com investidores (RI) das duas companhias aéreas listadas na bolsa brasileira, construímos as tabelas abaixo para realizar uma análise comparativa.

Companhias Aéreas

Fonte: RI Gol, adaptado

Vejamos os mesmo indicadores, para a companhia Azul S.A.

Azul S.A.

Fonte: RI Azul, adaptado

Nesse sentido, utilizando apenas os indicadores setoriais específicos apresentados, é possível observar que a Gol possui uma capacidade operacional maior. Isso pode ser visto no número de assentos-quilômetros oferecidos (ASKs). O custo por assento-quilômetro (CASK) da Gol é menor do que o da Azul muito provavelmente por conta do ASKs oferecidos maior, que diluem mais os custos. Através do Yield, podemos inferir também que ambas companhias vêm conseguindo cobrar mais dos passageiros por cada quilômetro voado.

Melhorando suas análises

Por fim, viu como utilizar indicadores setoriais nas avaliações pode melhorar muito o conteúdo informacional? Como dissemos, os índices tradicionais também são de grande importância nas avaliações. Nesse sentido, você pode analisá-los em conjunto aos índices específicos sem nenhum problema!

Lucas Costa Santos
Lucas Costa Santos
Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.

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