TC School / Análise Fundamentalista

Análise setorial: frigoríficos

13/08/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto, falaremos sobre o setor de frigoríficos, abordando um pouco sobre as empresas do setor e como analisar os resultados nesse segmento. Assim, este artigo ficará divido nos seguintes tópicos para facilitar o entendimento do leitor:

  • Overview do setor: principais empresas
  • Tipos de produtos: o que esse setor produz?
  • Quais são os pontos para ficar atento nesse setor?
  • Reflexão: a importância dessas informações para o investidor

Boa leitura!

Leia mais análises setoriais:

Overview do setor: principais empresas

O setor de frigoríficos do Brasil é um setor bastante competitivo internacionalmente, possuindo grandes empresas como a Brasil Foods S.A e a JBS S.A como as maiores do setor no Brasil. Atualmente, o setor conta com seis empresas que são: Brasil Foods S.A (BRFS3), Excelsior Alimentos AS (BAUH4), JBS S.A (JBSS3), Marfrig Global Foods S.A (MRFG3), Minerva S.A (BEEF3) e Minupar Participações S.A (MNPR3).

A importância do setor é muito significante para a sociedade, pois trata-se de um segmento que produz algo essencial para o nosso dia-a-dia. Da mesma forma, esse setor também possui relevância para economia, pois de acordo com os dados da Associação Brasileira da Industria de Alimentos (ABIA), o setor de alimentos, que o setor de frigoríficos está incluso, contribuiu com 16 mil novos empregos em 2019 e com uma participação no Produto Interno Bruto (PIB) de 9,7%. Nesse sentido, este setor ajuda a trazer empregos para sociedade e também contribui de forma significativa com o PIB nacional.

Outro fator importante é que, além de produzir produtos para o mercado interno, as empresas do setor também são grandes exportadores. Logo, pode-se associar a compra de uma ação de algum frigorifico a um investimento que uma parte da receita será em dólar e outra em Real.

Tipos de produtos: o que esse setor produz?

Apesar de todas serem consideradas frigoríficos, existem diferenças quanto aos produtos produzidos pelas empresas. A BRF é uma produtora de carne suína e de aves e processados; já a JBS é mais diversificada produzindo carne bovina, suína, ovinas e de aves, além dos processados. Enquanto isso, a Marfrig atua no setor de carnes bovinas e ovina; a Minupar atua mais forte no ramo de processados e em cortes de aves. Por fim, Excelsior Alimentos atua no ramo de processados e a Minerva atua no segmento de carnes bovinas.

Assim, dependendo da empresa que o investidor for estudar ou realizar o investimento, ele deve estar ciente que deverá buscar as informações a respeito da comodity específica para cada empresa. Além disso, devemos associar também aos custos, visto que por exemplo na produção de aves, a alimentação pode ser via grão de milho, que também é uma comodity. Caso o preço suba em uma proporção maior ao preço da carne do frango, pode reduzir a margem da empresa.

Conforme as figuras abaixo, evidencia-se a produção brasileira da carne de frango e carne bovina e a exportação de carne bovina.

Produção brasileira de carne de frango

Fonte: ABPA (2020)

Conforme a figura, tem-se que a produção tem variado pouco, atingindo seu recorde em 2015, mas sempre andando próximo ao valor apresentado. Até 2019, de acordo com os dados da ABPA, o Brasil era o 3° maior produto de carne de frango do mundo. Entretanto, está bem próximo do segundo lugar que é a China. Além disso, 68% da produção fica no mercado interno e 32% vai para exportação.

Produção brasileira de carne suína

Fonte: ABPA (2020)

A produção de carne suína no brasil, conforme o gráfico acima, tem crescido nos últimos anos. Atualmente, 81% da produção fica no Brasil para consumo interno e 19% vai para exportação. O Brasil é o terceiro maior produtor de carne suína no mundo, ficando atrás da China em 1° e para os Estados Unidos em segundo lugar.

Conforme o gráfico acima, tem-se que a exportação de carne bovina tem aumentado com o tempo. Ainda de acordo com a ABIEC, o Brasil é o maior produtor de carne no mundo, tendo em segundo lugar a Índia.

Além dos dados apresentados, é importante que o investidor acompanhe os preços da carne bovina, suína e do frango, pois são comoddites. Dessa forma, o investidor deve observar qual é o ciclo atual que o ativo está, para assim, buscar uma melhor alocação.

Quais são os pontos para ficar atento nesse setor?

O setor não tem indicadores diferenciados, como por exemplo o custo caixa no caso das empresas do setor de papel e celulose. Sendo assim, apresenta-se por meio de tópicos os principais pontos que os investidores devem observar quando forem analisar o resultado de uma companhia desse segmento:

  1. Volume de Produção -> Com base nessa informação, o investidor poderá identificar se a melhora no resultado foi apenas por uma maior quantidade de volume ou o aumento no preço do ativo. É possível acontecer aumento no volume e queda na receita por causa da redução do preço do ativo vendido e o contrário também pode ocorrer.
  2. Preço Médio -> Com essa informação, o usuário poderá identificar se a empresa está conseguindo aumentar ou diminuir seus preços. Com isso, ele poderá identificar se um aumento no preço impactou o market share da companhia, ou também o contrário.
  3. Custos -> Essa informação é bastante importante, pois como no setor do mesmo jeito que o ativo vendido é uma comodity, para a produção das carnes se usam grãos que também são comoddites, sendo assim, importante o investidor monitorar os impactos disso no custo da companhia.

Para ficar de olho nos demonstrativos contábeis dos frigoríficos

  1. Lucro Operacional -> Com essa informação, o investidor poderá identificar se a companhia vem apresentando uma melhora operacional ou piora.
  2. Resultado financeiro -> Como é um setor que demanda bastante investimento para aumentar a quantidade de ativos biológicos, bem como aumentar a planta, o investidor deverá monitorar essa linha do resultado.
  3. Geração de Caixa Operacional -> Com essa informação, o investidor poderá identificar se a companhia está gerando caixa de forma operacional, não sendo necessário ela aumentar seu endividamento para seu operacional por exemplo.
  4. Ativo Biológico -> Por meio dessa conta do balanço, o investidor poderá identificar se existe aumento ou diminuição na quantidade de animais que a empresa utiliza para gerar seu produto.
  5. Contas de Capital de Giro -> Com base nessas informações, o usuário poderá identificar se a companhia tem conseguido transformar o contas a receber em caixa ou o contrário. Também poderá observar se a companhia tem aumentado ou diminuído seus estoques, bem como identificar se ela está adiando ou realizando pagamento dos seus fornecedores.
  6. CAPEX -> Com essa informação, o investidor poderá identificar como estão os investimentos da companhia. Por exemplo, verificar se ela tem realizado melhorias nas suas plantas para aumento de eficiência, compra de ativos biológicos, entre outros.

Deve-se ressaltar que aqui foram apresentados alguns dados, existem outros que o investidor pode achar importante e acrescentar a essa lista.

Importância dessas informações para o investidor

Por fim, esse texto vem para contribuir para os investidores com uma forma de observar o setor de frigoríficos, apresentando uma overview do setor, seus produtos e os principais pontos para se observar no seu resultado.

Ígor Leite
Ígor Leite
Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

Esse conteúdo foi útil?

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub