TC School / Análise Fundamentalista

Análise do setor educacional: empresas

26/08/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto, falaremos sobre o setor educacional, tratando sobre as empresas do setor e como analisar os resultados. Assim, esse texto ficará divido nos seguintes tópicos para facilitar o entendimento do leitor:

  • Overview do setor educacional: principais empresas
  • Principais pontos para o investidor observar
  • Reflexão: a importância dessas informações para analisar o setor educacional

Boa leitura!

Ilustração de mulher tendo aula online, representando o setor educacional

Leia mais análises setoriais:

Overview do setor educacional: principais empresas

O setor educacional privado brasileiro teve um crescimento recente principalmente em virtude das políticas de expansão realizadas pelos governos, principalmente por meio do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Atualmente esse setor possui cinco empresas listadas na bolsa que são: Anima Holding S.A. (ANIM3), Bahema Educação S.A (BAHI3), Cogna Educação (COGN3), Ser Educacional S.A (SEER3) e YDUQS Participações S.A (YDUQ3).

Apesar de serem do mesmo setor, essas companhias possuem algumas diferenças. Nesse sentido, apresenta-se um resumo sobre o perfil corporativo de cada uma dessas companhias.

Anima Holding S.A

Análise setorial das empresas de papel e celulose atua no setor básico, técnico, superior e pós graduação, possuindo até os últimos dados divulgados uma base de alunos de 118.852 alunos. A Anima atua nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe. Uma das diferenças da empresa para outras do segmento é que ela atua com um sistema híbrido de ensino, utilizando bastante a tecnologia e inovação ao seu favor.

Bahema Educação S.A

A Bahema atua exclusivamente no setor de ensino básico, possuindo 9 escolas e mais de 9.000 alunos. Atualmente, a companhia opera nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina. Sendo assim, essa empresa é a única de todo o setor que atua exclusivamente no ensino privado básico.

Cogna Educação S.A

A Cogna Educação é a maior empresa do setor educacional, atuando no segmento de educação básica, superior e pós graduação. Além de ser a maior a companhia, também tem atuação em todos os estados do Brasil. Até os últimos dados divulgados, a base de alunos que a companhia tem é de mais de 2,4 milhões de alunos. Esse valor considera tanto alunos matriculados na Kroton ou na Platos, quanto alunos que utilizam o sistema da Vasta por meio de escolas parceiras.

Ser Educacional S.A

A Ser Educacional atua nos segmentos de ensino técnico, superior e pós graduação, possuindo até os últimos dados divulgados uma base de alunos de 183.535 alunos. Da mesma maneira que a Cogna, a Ser Educacional também atua em todos os Estados do Brasil. Apesar disso, ela é conhecida pela sua forte presença na região nordeste e norte do país.

YDUQS Participações S.A

A YDUQS Participações atua exclusivamente no setor de ensino superior, tendo atuação em 23 Estados mais o Distrito Federal, possuindo até os últimos dados divulgados uma base de alunos de 633 mil na sua base. Sendo assim, em base de alunos, é a segunda maior do segmento no Brasil. Dentre as marcas que a YDUQS Participações S.A possui tem-se o Ibemec e a Estácio.

Sendo assim, após uma overview do setor, apresentaremos alguns pontos que os investidores devem prestar atenção quando for analisar empresas desse segmento.

Principais pontos para o investidor observar

Base de Alunos – Com base nessa informação, o investidor poderá identificar a quantidade de alunos que a instituição possui, bem como compreender a base de alunos por segmento. Por exemplo, identificando se a maior parte de alunos são da modalidade presencial, EAD, ou se a companhia atua em pós-graduação ou ensino básico.

Captação – Com essa informação, será possível o investidor identificar se houve uma demanda maior por novos alunos, bem como entender se as medidas de marketing que a companhia vem fazendo estão efetivas. Além disso, pode evidenciar nova tendências de mercado, como aumento ou diminuição de alunos na plataforma digital ou física.

Evasão – Essa informação é de grande valia para o investidor, pois, de posse dela, será possível identificar como está a evasão na instituição. Também é possível identificar em qual segmento ou cidade está acontecendo a maior evasão de alunos.

Ticket Médio – Com base no ticket médio, o investidor poderá identificar como está o andamento das vendas no período analisado. Dependendo do segmento e dos cursos que a companhia atue, o ticket médio pode ser bem diferente dos pares do setor. Dessa forma, deve-se observar isso também no processo de análise.

Perda Estimada de Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD) –  Como o setor educacional tem muitas entradas e saídas de alunos, além de ser um setor que tem um alto nível de financiamento pelos usuários, é importante o investidor sempre ficar de olho no aumento ou diminuição da PECLD, uma vez que isso impacta tanto a geração de caixa da companhia e seu resultado, quanto o seu balanço.

Além dos indicadores apresentados, o investidor também poderá observar diversos outros dados como crescimento do lucro operacional, geração de caixa, entre outros, para que assim sua análise seja a mais aprofundada possível.

Reflexão: a importância dessas informações para analisar o setor educacional

Por fim, esse texto vem para contribuir para os investidores uma forma de observar o setor educacional, apresentando uma overview do setor, seus segmentos e seus principais pontos para se observar no seu resultado.

Ígor Leite
Ígor Leite
Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub