TC School / Análise Fundamentalista

Análise fundamentalista: entenda o price earnings growth

28/08/2020 às 5:00

TC School TC School

Neste artigo, iremos explicar sobre um importante indicador fundamentalista, o price earnings growth. Para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • Overview: conhecendo o Preço/Lucro
  • Exemplo: analisando o P/L de empresas da bolsa
  • Price earnings growth: conheça esse indicador
  • Exemplo prático: analisando o PEG da Weg e Magazine Luiza
  • Reflexão: como o investidor deve usar essa informação?

Boa leitura!

Ilustração com gráfico representando price earnings growth

Leia mais sobre análise fundamentalista:

Overview: conhecendo o Preço/Lucro

Dentre as medidas de valuation mais utilizadas por analistas, está o índice Preço/Lucro (P/L) (Imam, Barker e Clubb, 2008; Pike, Meerjanssen e Chadwick, 1993). Esta medida nos informa a relação entre o preço por ação, e o lucro por ação em determinado período, sendo um indicador que pode ser lido como “em quanto tempo o lucro por ação me devolve o preço pago pela ação?”

Lucro contábil – Confronto entre as receitas, custos e despesas em um determinado período, seguindo o regime de competência. O lucro é uma medida bastante influenciada pelo custo histórico, ou seja, o valor pago/recebido. Neste sentido, o lucro nos remete a ideia de passado, ou seja, transações que já foram reconhecidas pela contabilidade.

Fórmula que mostra que o lucro é a receita menos os custos e despesas

Preço de mercado – No preço de mercado de uma ação (pelo menos em teoria), estão embutidas todas as expectativas dos investidores com o desempenho futuro da ação. Seguindo essa ideia, o preço da ação seria uma função de sua capacidade de geração de caixa futura, o qual convergiria para o valor econômico do ativo, ou seja:

Fórmula de como calcular valor da ação

Exemplo: analisando o P/L de empresas da bolsa

Primeiramente, é importante ressaltar que todas as análises neste texto possuem fins educativos, não caracterizando recomendação de investimentos. Dessa forma, como exemplo, vejamos o P/L da Itausa (ITSA4) e da Taesa (TAEE11):

Tabela que mostra a mediana de Itausa nos últimos 5 anos sendo de 9,7 e de Taesa de 8,6

Fonte: DFP

A partir da tabela acima, podemos verificar múltiplos P/L de 9,7 e 8,6 para Itausa e Taesa, respectivamente. Nesse sentido, as empresas analisadas apresentam P/Ls medianos em torno de 9, o que, em uma análise um tanto simplista, indicaria um tempo mediano de 9 anos para que o preço pago pela ação fosse devolvido ao acionista.

Empresas maduras costumam apresentar índices de preço lucro bem próximos da média do setor, visto que atingiram a maturidade em seu crescimento, passando agora a distribuir mais seus lucros.

Todavia, para empresas de elevado crescimento, este indicador mais atrapalha do que ajuda em nossas análises. Isto porque o mercado possui expectativas de crescimento para estas empresas, sendo estas expectativas incorporadas aos preços no mercado a vista.

Como falei acima, como é esperado que as empresas jovens cresçam, basear-se no P/L pode distorcer bastante a análise.

Como exemplo, vejamos o indicador preço sobre lucro para as empresas Magazine Luiza (MGLU3) e WEGE (WEGE3).

Tabela que mostra a mediana de Magazine Luiza nos últimos 5 anos sendo de 38,6 e de Wege de 28,1

Fonte: DFP

Veja agora que a mediana do P/L para a Magazine Luíza e Weg está em torno de 38 e 28, respectivamente. Para um investidor desavisado, o indicador P/L indicará que as ações estão bastante caras. Todavia, lembre-se que o preço de mercado está refletindo as expectativas futuras com aquela ação.

Price earnings growth: conheça esse indicador

Uma forma de manter a simplicidade de um múltiplo e ainda assim adicionar a informação do crescimento, o índice price earnings growth (PEG) é um bom indicador para verificar empresas de crescimento e que podem estar subvalorizadas. Podemos mensurar o PEG da seguinte forma:

Fórmula que mostra PEG igual o preço da ação dividido pelo lucro por ação e o resultado dividido pela taxa esperada de crescimento

Importante lembrar que sempre que trabalhamos com múltiplos, é a comparabilidade das variáveis utilizadas. Como estamos utilizando o preço e o lucro por ação, precisamos utilizar a taxa de crescimento do lucro por ação.

Estimando o crescimento

Uma dúvida que pode surgir no uso do PEG está ligada a mensuração da taxa de crescimento utilizada. Uma das formas de realizar esta mensuração, é através do produto do retorno sobre o Patrimônio líquido (ROE) e o montante retido para reinvestimentos, ou seja:

Fórmula que mostra que o crescimento é igual ao ROE multiplicado pelo resultado de um menos a taxa Payout

Para entender melhor sobre a mensuração do crescimento no valuation, veja nosso texto sobre este assunto.

Exemplos práticos: analisando o PEG da Weg e Magazine Luiza

Dessa forma, agora que sabemos calcular o price earnings growth, vamos ver o exemplo da MGLU3 e WEGE3.

Primeiramente, cabe salientar que o indicador price earnings growth foi extraído diretamente da base de dados. Entretanto, o procedimento ideal é coletar os dados referentes ao preço, lucro por ação e taxa esperada de crescimento de forma separada para assim fazer o cálculo.

Assim, analisando os dados, podemos ver que se olhássemos apenas para o indicador em 31/12/2019, a ação da Weg estaria mais atrativa do que a MGLU3. Entretanto, ao utilizar a mediana, a ação da Magazine Luiza torna-se mais subvalorizada, apresentando um PEG de 2,76.

Reflexão: como o investidor deve utilizar essa informação?

Por fim, deve-se lembrar que apesar dos indicadores serem uma ótima forma de obter informações sobre as empresas, eles possuem limitações. Os indicadores como Preço/Lucro, PEG, ROE e outros, servem para complementar o processo de tomada de decisão, não substituir toda a análise qualitativa e quantitativa. Espero que você consiga utilizar o PEG nas suas análises daqui para frente, tornando a sua decisão de investimentos mais robusta.

Referências

IMAM, S.; BARKER, R.; CLUBB, C. The use of valuation models by UK investment analysts. European Accounting Review, v. 17, n. 3, p. 503–535, 2008.

PIKE, R.; MEERJANSSEN, J.; CHADWICK, L. The Appraisal of Ordinary Shares by Investment Analysts in the UK and Germany. Accounting and Business Research, v. 23, n. 92, p. 489–499, 1993.

Arlindo Souza
Arlindo Souza
Coordenador de Conteúdo | Cursos no TradersClub
Contador, Mestre em Ciências Contábeis. Foi professor/pesquisador do departamento de contabilidade da UFRN e atuou em contabilidade de S.A. É investidor com base em análise fundamentalista.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub