TC Mover
Mover

Via Varejo dispara com intenção de facilitar entrada de grande investidor

Postado por: TC Mover em 03/05/2019 às 10:55

A Via Varejo quer que os acionistas da maior varejista de eletroeletrônicos do país revoguem a cláusula que vincula a compra de participação relevante na companhia a uma oferta de aquisição da fatias dos minoritários, levando a ação a registrar seu maior ganho desde 10 de janeiro com otimismo de que a tentativa acelere a venda da empresa para um investidor estratégico.

 

Em fato relevante divulgado ontem à noite, a Via Varejo disse que colocará a moção em voto numa Assembleia Geral Extraordinária marcada para 3 de junho. O papel disparava 8,7% com a notícia, cotado a R$4,50, com a notícia.

 

Para analistas, a administração da companhia entende que a exclusão do dispositivo, conhecido como “poison pill” em inglês, é positiva para a empresa e seus acionistas, dado que a atual cláusula obriga investidores relevantes interessados em se tornar acionistas relevantes na companhia a terem que realizar oferta pública de aquisição da totalidade das ações em circulação a preços artificialmente elevados. Atualmente, qualquer comprador de uma fatia acima de 20% da Via Varejo precisaria fazer uma oferta de compra aos minoritários.

 

O movimento mostra qual a controladora da Via Varejo, a francesa Casino, quer acelerar sua saída da varejista – cujo desempenho nos últimos quatro anos esteve marcado por fraca demanda por eletroeletrônicos, restrições ao crédito, problemas operacionais com o gerenciamento de estoques e alto uso de capital de giro, assim como disputas societárias. O papel acumula perda de quase 45% em 12 meses, comparado com avanços de 33% e 90% nas ações das rivais B2W e Magazine Luiza, respectivamente.

 

A ação da Via Varejo negocia a 0,22 vezes vendas anuais estimadas, bem abaixo dos 2,36 vezes da Magazine Luiza, 2,50 vezes da B2W e 1,16 vezes das Lojas Americanas, de acordo com traders.

 

(Foto: divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis