TC Mover
Mover

Veja algumas das pérolas de Paulo Guedes na audiência na CCJ

Postado por: TC Mover em 04/04/2019 às 9:03

Uma lista das pérolas do ministro Paulo Guedes explica porque tanta euforia do mercado após sua tumultuada audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados ontem:

 

“Quem acha que não é necessária a reforma? É caso de internação, é caso de internar”, disse, sendo interrompido a gritos por deputados da oposição.

 

“A bomba demográfica é a primeira, a segunda é o caráter perverso do sistema. Você está botando um trabalhador desempregado para financiar a Previdência do outro. A terceira bomba é a forma de não levar recursos para o futuro. Cada vez menos jovens financiam cada vez mais idosos”.

 

“A aposentadoria média do Legislativo é vinte vezes do que o trabalhador privado. A aposentadoria média dos senhores é de R$28 mil; a população vê isso e não aceita,” disse, de novo sendo interrompido por deputados da oposição e pedidos de questão de ordem.

 

“Estamos reduzindo privilégios e tentando recuperar o sistema, e abrir a porta para a geração futura. Se os senhores não aprovarem a reforma com potência fiscal, não lanço a capitalização, não sou irresponsável. A capitalização não tem a bomba demográfica, o jovem vai recolher para ele mesmo. As outras bombas também não estarão a bordo de um sistema de capitalização”.

 

“A Previdência é hoje uma fábrica de desigualdades; 83% ganham até dois salários mínimos”.

 

“Por que vocês não cortaram a aposentadoria dos militares? Cortem vocês. Vocês são o Congresso Nacional. Vocês têm medo?”.

 

“É preciso de gente da qualidade do deputado para gerir os fundos da Previdência”, ironizou, após um deputado reclamar do plano de criar concorrência para os fundos estatais.

 

“Vocês estão há quatro mandatos no poder. Por que não botaram imposto sobre dividendos? Por que deram benefícios para bilionários? Por que deram dinheiro para a JBS? Nós estamos há três meses, vocês estiveram 18 anos no poder e não tiveram coragem de mudar,” disse aos deputados da esquerda – o que gerou mais uma bate-boca danado e uma pausa longa na audiência.

 

(Foto: Paulo Guedes na CCJ/José Cruz-Agência Brasil)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis