TC Mover
Mover

TC Leituras: sugestões de artigos para o final de semana

Postado por: TC Mover em 15/02/2019 às 12:04

Toda sexta-feira, damos sugestões de artigos e de um livro para o seu final de semana. Estes são os da vez:

Socialismo millennial (The Economist)

A capa da revista The Economist desta semana fala de uma nova versão de socialismo que estaria emergindo na geração millennial, os jovens de hoje, representados nos Estados Unidos por Alexandria Ocasio-Cortez e Bernie Sanders. Segundo a matéria, os jovens acham que a desigualdade saiu do controle e que a economia é fraudada em favor de interesses espúrios. Alguns objetivos em comum não são necessariamente ideias radicais, diz o texto, como saúde pública universal, que não existe nos Estados Unidos, mas que é regra em outros países desenvolvidos.

 

Quais as críticas a quem glorifica a ralação no trabalho (Nexo)

“Ninguém nunca mudou o mundo trabalhando 40 horas por semana”, disse certa vez o bilionário Elon Musk. A “hustle culture”, ou cultura da ralação, tomou conta dos Estados Unidos, principalmente entre os que trabalham nas startups e grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício. Mas, para alguns autores, por trás do verniz cool que foi criado em torno dessa cultura, exaltada prioritariamente por gerentes e donos de negócios, está a precarização do trabalho. “Estes novos laços entre trabalho e capital, entre empresas e empregados, se baseiam em muitos contratantes ou temporários que não conseguem os benefícios de trabalhar para uma empresa. São descartáveis… mas ei, tem lanchinho de graça”, afirma o jornalista Dan Lyons, que escreveu um livro a respeito.

 

O avatar, o mito (Bravo)

Muito antes das redes sociais, o projeto Luther Blissett criou narrativas fantasiosas na internet para criticar o capitalismo e a sociedade do espetáculo. Neste texto, Guilherme Werneck conta a história da criação coletiva iniciada em 1994, na Itália, e enxerga nela a origem dos memes e fake news que hoje contaminam a política e o cotidiano.

 

Livro da semana: A história da riqueza no Brasil
Jorge Caldeira reconta cinco séculos de história brasileira utilizando não só o ponto de vista econômico, mas antropológico, ao analisar também pessoas e costumes. Para embasar seus pontos de visa, recorre com frequência a números, um diferencial em relação a outras tentativas desse tipo.
Ficha técnica: A história da riqueza no Brasil. Caldeira, Jorge. 2017. Estação Brasil. 624 páginas.

 

Os mundos subterrâneos de Haruki Murakami (The New Yorker)

A escolha soft desta semana é a entrevista com o escritor japonês Haruki Murakami, na excelente The New Yorker. Revela um pouco da personalidade e hábitos de um dos mais celebrados autores contemporâneos – conhecido por ser recluso.

 

(Imagem: capa da revista The Economist).

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis