TC Mover
Mover

TC Leituras: sugestões para o final de semana

Postado por: TC Mover em 27/12/2019 às 18:00

Rainha da criptomoeda’: a mulher que enganou milhares de investidores e depois desapareceu (Folha de S. Paulo)
A história da empresária búlgara Ruja Ignatova, que convenceu pessoas de todo o mundo a investir suas economias na OneCoin, uma falsa criptomoeda. Com a promessa de ser “a maior criptomoeda do mundo” e uma “revolução financeira”, britânicos chegaram a investir mais de R$158,7 milhões só nos primeiros meses de 2016. Contrariando as promessas, a moeda jamais chegou a ser negociada. Hoje, a empresária está foragida. Leia aqui.

 

Desastres em cascata (Piauí)
Trecho do livro “A Terra Inabitável – Uma História Do Futuro”, do jornalista americano David Wallace-Wells. Além de alertar para os desafios que atravessaremos ao longo do século XXI por conta do aquecimento global e de suas consequências, muitas vezes amenizadas, o autor traz também uma reflexão acerca do perigo de um crescimento econômico para além do previsto. Como o próprio texto diz: é muito pior do que você pensa. Leia aqui

 

Qual país teve as melhores mudanças ao longo de 2019? (The Economist)
Desde 2013 a revista britânica The Economist elege o “país do ano”. A ideia é voltar os holofotes para países que, de alguma forma, tenham mudado notavelmente para melhor nos últimos doze meses. Neste ano, o país vencedor aboliu a escravidão. Porém o artigo alerta para uma tendência global no ano de 2019: o nacionalismo beligerante. Leia mais aqui.

 

Novo marco do saneamento é teste para setor privado levar esgoto com preço justo a metade do Brasil (El País)
Aprovado no começo de dezembro deste ano, o texto-base do projeto que estabelece um novo marco legal do saneamento básico no Brasil divide opiniões. O investimento deve ultrapassar os R$700 bilhões até 2033, e pode finalmente levar uma rede de água e esgoto para mais de 100 milhões de brasileiros. Quais são os impactos desse déficit, e como os especialistas enxergam esse projeto? Leia aqui.

 

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis