TC News
News

TC Leituras: sugestões de artigos e livro para o final de semana

Postado por: TC News em 08/02/2019 às 17:10

Toda sexta-feira, o TC dá sugestões de leituras para o final de semana. Estas são as da vez:

 

Livro da semana: “Duas revoluções: Rússia e China

Entre 1980 e 1990 os dois maiores países socialistas do mundo passaram por grandes transformações. No entanto, enquanto a Rússia trilhou um caminho tortuoso na transição para o capitalismo, na China as lideranças se reafirmaram e conduziram o país ao crescimento. Como entender resultados tão distintos? É o que tenta explicar o britânico Perry Anderson. No etanto, esta edição também conta com o contraponto da pesquisadora chinesa Wang Chaohua, que discorda de Anderson sobre os processos terem sido tão diferentes entre si. Na visão de Wang, as transformações vividas pela China na década de 1980 teriam antecipado o processo vivido pela Rússia uma década depois.

Ficha técnica: Anderson, Perry e Chaohua, Wang. Duas revoluções: Rússia e China. Boitempo Editorial. 128 páginas.

 

Um álibi para o autoritarismo (Serrote)

Moira Weigel, pesquisadora associada da Harvard Society of Fellows, argumenta que o “politicamente correto” é usado por grupos políticos para seduzir eleitores. “Nos últimos 25 anos, invocar esse inimigo sempre vago e mutável tem sido a tática favorita da direita. A oposição ao politicamente correto se revelou uma forma altamente eficaz de criptopolítica. Ela transforma a paisagem política agindo como se fosse absolutamente apolítica”.

 

Como a reforma da Previdência vai mudar a vida de cada um (Época)

O futuro de mais de cem milhões de trabalhadores deve ser decidido nos próximos meses, com a aprovação da reforma da Previdência. A reportagem de capa da revista Época desta semana dá um panorama geral sobre o assunto, discute as principais mudanças e o exemplo de outros países, como o Chile.

 

O preço da verdade (Bravo)

Nesta entrevista, o psicanalista Christian Dunker fala sobre a crise de autoridade da ciência, como a ideia de verdade mudou ao longo da história, o legado da pós-modernidade para o conceito e as perspectivas que a arte pode abrir para o futuro.

 

(Foto: revista Época/ Reprodução)

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis