TC Mover
Mover

TC Leituras: sugestões para o feriado

Postado por: TC Mover em 18/04/2019 às 14:05

Livro da semana: ‘Cláudio Galeazzi: sem cortes’
O consultor e administrador de empresas Claudio Galeazzi, especializado em reestruturações, conta os bastidores de 13 reviravoltas – ou tentativas – de empresas brasileiras, de casos mais antigos, como a Mococa, a mais recentes, como a BRF. Entram nos relatos guerra de egos entre acionistas, disputa de poderes e outros detalhes sórdidos típicos de companhias à beira da bancarrota.
Ficha técnica: “Claudio Galeazzi: Sem Cortes”. Galeazzi, Claudio; Castanheira, Joaquim. Portfolio Penguin, 238 páginas.

 

Hedge funds provocam caos em nome do lucro (Bloomberg)
Alguns hedge funds que investem em credit default swaps – derivativos que permitem você se proteger de um possível calote na dívida de um governo ou de uma companhia – transformaram esse mercado no equivalente financeiro do Clube da Luta, usando as entrelinhas dos contratos para seu benefício. A tática permite que muitos desses fundos ajam para que empresas com problemas de caixa deem calote. Ou, como em um caso recente envolvendo a célebre varejista Sears, que faliu recentemente, eles podem projetar e influenciar o montante da indenização dos contratos de CDS em um evento de crédito.

 

Uma história do Peru (Piauí)
Nesta semana, o ex-presidente do Peru Alan García se suicidou depois que a polícia bateu à sua porta com um mandado de prisão. Ele era investigado por envolvimento em corrupção nos desdobramentos do caso Odebrecht e da Lava Jato por lá. Vale reler a matéria da Piauí, escrita há dois anos, que explica justamente os laços entre peruanos e a empreiteira brasileira.

 

Coquetel com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios brasileiros (Agência Pública)
Para quem ainda não liga para a infinidade de agrotóxicos que têm sido autorizados no atual governo – incluindo vários proibidos no mundo desenvolvido -, vale ler esta matéria. Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. As empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados a doenças como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. Entre os locais com contaminação múltipla estão as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis e Palmas.

 

(Foto: Ex-presidentes do Brasil, Lula, e do Peru, Alejandro Toledo, quando se reuniram para inaugurar a estrada que ligaria o Brasil ao Pacífico, em uma obra da Odebrecht/ Karel Navarro-AP Photo).

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis