TC Mover
Mover

TC Leituras: sugestões de artigos para o final de semana

Postado por: TC Mover em 18/01/2019 às 11:03

Toda sexta-feita, o TC sugere artigos e um livro para o final de semana. Abaixo, nossa seleção de hoje:

 

Livro da semana: “Negociar: a mais útil das artes”

Este clássico, publicado originalmente em 1716, resume a experiência do embaixador François de Callières, que trabalhou a serviço de Luís XIV, e fala das habilidades e estratégias de um bom negociador. Os insights compensam trechos datados, como quando o autor considera que o grau de inteligência acompanhou o grau de calor dos diferentes climas. O livro acaba de ganhar esta nova edição em português, obra de Guilherme Laager, ex-executivo da Ambev e da Vale, que folheou o livro de Callières em um sebo parisiense e decidiu republicá-lo aqui. Já figura entre os mais vendidos da Amazon no país.

Ficha técnica: Callières, François de. “Negociar: a mais útil das artes”. Edições de Janeiro. 184 páginas.

 

 

O grande circo místico: as credenciais, as crenças e as crendices do chanceler Ernesto Araújo (Época)

Admirador de extremistas de países nanicos, como Viktor Orbán, presidente da Hungria, e do autointitulado filósofo Olavo de Carvalho, o chanceler Ernesto Araújo vem deixando muitos diplomatas estupefatos com suas ideias ultraconservadoras. A Época deste final de semana traz um pouco da história do homem que vai comandar as relações exteriores do Brasil nos próximos anos.

 

 

Bolsonarismo importa dos EUA teoria conspiratória sobre marxismo cultural (Folha de S. Paulo)

Em tempos de questionamento de Darwin e de que a Terra seja redonda, o terreno é fértil para teorias conspiratórias. Uma delas é a da dominação de um suposto marxismo cultural, que teria se infiltrado nas artes, na imprensa e em outras instituições, num movimento da esquerda para destruir tudo que há de mais caro à civilização ocidental. Esta matéria ajuda a entender de onde vem a teoria e como ela ganha adeptos no Brasil.

 

 

Como os governos reagem às mudanças climáticas: uma entrevista com os teóricos políticos Joel Wainwright e Geoff Mann (The New Yorker)

“Ouvimos muito sobre como os países ocidentais se industrializaram em uma época em que não sabíamos que a mudança climática estava acontecendo, e nós aqui no Ocidente ficamos realmente ricos. Agora, os países do resto do mundo querem passar pelo mesmo para elevar o padrão de vida. Estou curioso para saber como vocês, esquerdistas, pensam em uma situação em que os países ricos começam a dizer aos pobres o que eles podem e o que não podem fazer”. A provocação do jornalista da New Yorker dá o tom do diálogo com Joel Wainright e Geoff Mann, autores do livro “O Leviatã climático”, no qual discutem o comportamento de líderes como Jair Bolsonaro em relação a aquecimento global e crescimento econômico.

 

 

Povos da megadiversidade (Piauí)

A história dos cintas-largas do Mato Grosso que foram atacados por dinamite jogada de avião, envenenados por açúcar com estricnina, abatidos por metralhadora, pendurados e cortados ao meio, e outras atrocidades contra indígenas estão no Relatório Figueiredo, documento feito a pedido do governo e divulgado em 1968, que a Piauí resgata, junto com uma reportagem daquele ano do The Sunday Times. O texto também traz o que mudou – e o que continua igual – em relação aos povos originários no país. Vale ler para entender o que se passa no Brasil que vai além dos centros urbanos.

 

 

(Foto: Ernesto Araújo/Sérgio Lima/Poder360)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis