TC Mover
Mover

TC Leituras: sugestões de artigos para o final de semana

Postado por: TC Mover em 29/03/2019 às 13:54

O maior império de delivery do mundo (Bloomberg)

Milhões de pessoas na China pedem refeições delivery todos os dias, além de outras coisas como mantimentos, materiais de escritório, cortes de cabelo, massagens e tudo o mais que quiserem. Por trás deste mercado de entrega de US$ 35 bilhões, no entanto, não está a eficiência unicamente, mas uma briga entre a Meituan e a Alibaba Group Holding Ltd., a empresa mais valiosa da China. O Alibaba e suas várias subsidiárias dominam o mercado de varejo online do país para bens físicos, mas a Meituan está liderando o caminho nos serviços. A reportagem da Bloomberg detalha a briga entre esses dois gigantes.

 

Relações EUA-China (Council on Foreign Relations)

Não há como falar no cenário internacional no momento sem mencionar as disputas comerciais entre Estados Unidos e China. Desde 1949, as relações EUA-China evoluíram de tenso impasse para uma mistura complexa de intensificação da diplomacia, crescente rivalidade internacional e economias cada vez mais interligadas. Esta linha do tempo ajuda a entender a evolução do relacionamento entre os dois países.

 

Bolsonaro fica com cara de Jânio Quadros (A República)

“Era uma vez um presidente que se elegeu com promessas de acabar com a corrupção no Brasil. Entrou no governo com enorme apoio popular. Governava mandando recadinhos informais para políticos e colaboradores do governo, preterindo a imprensa e os meios oficiais de comunicação. Sem conseguir passar nada no Congresso, onde bateu recordes de rejeição, seu governo ficou paralisado”. Poderia ser Bolsonaro, mas o artigo relembra, na verdade Jânio Quadros, e traça um paralelo entre os tropeços dos dois governantes atrapalhados.

 

Jair Bolsonaro, o presidente aprendiz do Brasil (The Economist/Estadão)

O colunista da revista britânica The Economist comenta as recentes crises no âmbito da administração Bolsonaro e a demora em fazer a economia andar: “uma das principais razões que garantiram a eleição de Jair Bolsonaro, no ano passado, foi sua promessa de fazer a economia se mover novamente após parada por quatro anos; três meses depois, segue moribunda (…)E Mr. Bolsonaro não está ajudando”.

 

Livro da semana: O valor das ideias: debate em tempos turbulentos

Os economistas Marcos Lisboa, presidente do Insper, e Samuel Pessôa, professor da FGV, estabeleceram um prolífico diálogo com outros intelectuais na imprensa brasileira, tratando de temas das agendas política e econômica. O livro reconstitui quatro dessas conversas e oferece ao leitor uma discussão plural sobre os rumos da esquerda, o balanço dos mandatos PT e PSDB, a crise da democracia e as controvérsias das escolas econômicas que regeram os últimos governos. Com textos de Ruy Fausto, Fernando Haddad, Marcelo Coelho, Celso Rocha de Barros, Helio Gurovitz, Luiz Fernando de Paula, Elias M. Khalil Jabbour, José Luis Oreiro, Paulo Gala, Pedro Paulo Zahluth Bastos e Luiz Gonzaga Belluzzo. A obra será lançada em maio, mas já se encontra em pré-venda na internet.

Ficha técnica: O valor das ideias: debate em tempos turbulentos. Org.: Lisboa, Marcos; Pessôa, Samuel. Companhia das Letras.  536 p.

(Foto: Jair Bolsonaro – Fabio Pozzebom – Agência Brasil)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis