TC Mover
Mover

TC Leituras: sugestões de artigos e livro para o final de semana

Postado por: TC Mover em 15/03/2019 às 15:58

Toda sexta-feira, a TC News dá dicas de leituras para o seu final de semana. Estas são as da vez:

 

Para Anthony Giddens, Brexit não é simples caso de populismo (Valor)
— O ideólogo da Terceira Via, Anthony Giddens, defende que o divórcio do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, não é reflexo ou parte da onda de populismo que se vê pelo globo. Para ele, ainda vale a premissa de que os britânicos perderam o império e não encontraram um papel para si. Ao mesmo tempo, o Brexit está relacionado à transição geopolítica mundial que se refere a uma Europa em decadência e à dificuldade dos Estados Unidos com a Ásia em ascensão.

 

Por que Warren Buffett deveria ter ouvido funcionários da Kraft-Heinz (Valor)
— Comentários de funcionários da Kraft-Heinz no Glassdor, um site de empregos, mostram que eles há muito já sabiam aquilo que Warren Buffett divulgou na carta a investidores no fim de fevereiro. No texto, o investidor disse ter pago caro demais pela associação com a 3G Capital para a aquisição da Kraft-Heinz em 2015. Os analistas do mercado de alimentos por muito tempo atribuíram as perdas da companhia ao avanço das empresas concorrentes no desenvolvimento e na aquisição de marcas mais afeitas ao gosto contemporâneo por produtos orgânicos e frescos. Para quem conheceu a Kraft-Heinz por dentro, no entanto, a crise vai além do seu descompasso com o mercado consumidor.

 

O que aprendi com Olavo (Época)
— Olavo de Carvalho e seus seguidores estiveram no centro de uma disputa no Ministério da Educação nesta semana. As polêmicas não são novidade no que se refere a Carvalho, ideólogo do bolsonarismo. Pois o jornalista Denis Russo Burgierman foi atrás de tentar decifrar o escritor e o mito em torno dele, ao frequentar por três meses o Curso Online de Filosofia, lecionado por Carvalho. Na edição da Época deste final de semana, ele detalha o que ouviu por lá.

 

Norte-americanos estão falindo por gastos com saúde (The Atlantic)
— Os norte-americanos vivem algo único entre países desenvolvidos: seus cidadãos estão indo à bancarrota por contas hospitalares. Segundo a reportagem da The Atlantic, as despesas médicas representam 60% das falências pessoais nos Estados Unidos.

 

Livro da semana: Guia The Economist para estratégias de investimentos
— Guia clássico para o investidor de varejo por um bom tempo, o The Economist ajuda você a entender os princípios básicos e os menos intuitivos para aprender a gerir seu dinheiro, da forma mais didática possível. É o tipo de livro que se lê com papel e lápis à mão. Seu valor maior é tentar olhar para a definição de risco da forma mais holística possível, tentando explicar as abordagens desse conceito para cada estratégia de investimento. Em linha com o que gurus das finanças colocam há alguns anos, o manual também explora a importância do autoconhecimento em finanças, da análise comportamental e a de entender claramente os princípios e conceitos mais tradicionais. Para a quarta edição, os autores incluíram material sobre investimentos privados e classes de ativos exóticas – como obras de arte, vinhos e itens colecionáveis afins – em uma leitura em que a prudência encontra a paixão.

Ficha técnica: The Economist Guide To Investment Strategy: how to understand markets, risk, rewards and behaviour. Satchell, Stephen; Stanyer, Peter. 4ª edição. Editora The Economist. 352 p.

 

(Foto: sala de Olavo de Carvalho/ Jay Westcott/ Polaris Images)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis