TC Mover
Mover

Linx tem maior tombo da história com concorrência em pagamentos

Postado por: TC Mover em 18/04/2019 às 14:43

As ações da Linx, empresa de sistemas de gestão para o varejo, despencam 16%, a maior queda da história do papel, diante do risco de fim da taxa de antecipação cobrada por lojistas para receberem crédito à vista em dois dias, prejudicando a recém-lançada operação de pagamentos da companhia, a Linx Pay.

 

A Rede, divisão de adquirência do Itaú, anunciou que não vai mais cobrar essa taxa dos clientes atuais e futuros, em uma cartada que avança contra concorrentes consolidados, como Cielo e Getnet, do Santander Brasil, e ameaça a Linx Pay, cujos custos devem aumentar e, consequentemente, as margens tendem a ser revisadas para baixo, dizem os estrategistas do BTG Pactual, Carlos Sequeira, Bernardo Teixeira e Osni Carfi, em relatório.

 

Isso porque, enquanto o Itaú, no caso da Rede, irá assumir o custo de antecipar a receita ao lojista em dois dias antes de receber o pagamento do montante de cartão de crédito, que demora 30 dias, a Linx Pay teria de arcar com essa conta, caso optasse pela mesma estratégia. Por ora, o time do BTG não acredita que isso acontecerá, mas prevê que a Linx deverá lançar novos produtos e serviços para compensar essa redução de receitas. A recomendação da casa segue de compra para o papel.

 

“O movimento da Rede tem o potencial de mudar a indústria de pagamentos como é hoje. Trata-se de um movimento ousado para afastar a concorrência de novos participantes – como a Stone e a PagSeguro –, que fazem a maior parte do seu dinheiro a partir de taxa de antecipação, com o objetivo final de proteger os clientes do Itaú”, diz a equipe do BTG. A mudança tende a ser copiada logo por Cielo, maior empresa do setor, e pela Getnet.

 

Por volta de 12h45, as ações da Linx desabavam 15,76% na B3, enquanto os papéis da Cielo perdiam 7,75%. O Itaú, dono da Rede, subia 0,83%, e o Santander, dono da Getnet, ganhava 2,02%. Em Nova Iorque, O ADR da Stone despencava 23% na Nasdaq no mesmo horário, e o da PagSeguro perdia 11,54%. No mesmo instante, o Ibovespa avançava 1,16% a 94.367 pontos.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis