TC Mover
Mover

IPCA e IPC americano derrubam juros e dólar; Ibovespa futuro sobe

Postado por: TC Mover em 12/03/2019 às 10:03

O cenário externo mais favorável ao risco ajuda a impulsionar o mercado brasileiro nesta terça-feira, com o futuro do índice Bovespa indicando leve alta de 0,20% na abertura e o dólar negociado na B3 caindo 0,50% após dados de inflação dos Estados Unidos medidos pelo IPC virem em linha com esperado para o mês de fevereiro.

 

Os núcleos benignos do indicador americano ajudam a aliviar a expectativa de que o Federal Reserve precise voltar a acelerar as taxas-base de juros do país – o rendimento dos Treasuries americanos, que amanheceram em alta, passaram a cair pouco menos de um ponto-base após a divulgação do dado, para 2,636%.

 

Já a curva de juros brasileira, além de acompanhar o exterior mais tranquilo com a economia americana, também segue a reação do investidor aos números do IPCA de fevereiro, que tiveram alta mensal de 0,43%, ante consenso de 0,37%, refletindo a forte aceleração sazonal dos custos de alimentação e educação. O mercado ainda parece confortável com o cenário para os aumentos de preços em meio a uma retomada lenta da economia brasileira e manteve a queda em bloco da curva de juros.

 

Hoje é dia de votação do Brexit no parlamento britânico, o que deve adicionar um pouco de cautela nos pregões mundo afora à medida em que o horário da sessão, no final da tarde, pelo horário de Brasília, for se aproximando. Agora há pouco, o procurador-geral do Reino Unido, Geoffrey Cox, declarou que o esboço de um novo acordo para o Brexit, costurado na véspera pela premiê Theresa May, não afasta o risco legal relativo à fronteira entre as Irlandas. A fala fez com que a libra esterlina virasse seu desempenho e passasse a cair mais de 1% em relação ao dólar americano.

 

(Foto: Londres/Pixabay)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis