TC Mover
Mover

Aumenta apoio à Reforma da Previdência entre deputados, mas maioria ainda quer mudanças, diz pesquisa XP

Postado por: TC Mover em 28/06/2019 às 10:26

Comparando o texto da reforma da Previdência divulgado pelo governo, em fevereiro, e o relatório do deputado Samuel Moreira, apresentado na comissão especial, aumentou o apoio entre os deputados, passando de 42% para 56% – nas pesquisas entre abril e junho – a proporção dos que concordam parcialmente com o texto, e de 7% para 10% entre os que concordam totalmente, revela pesquisa XP Investimentos divulgada nesta sexta-feira, mostrando que, apesar da maior aprovação, ainda há uma série de questões sobre as quais os deputados preveem alterações; a rejeição total caiu de 25% para 15%.

 

O principal ponto a ser alterado, questionado por 57% dos entrevistados, é a flexibilização de regras para professores, seguido por regras de transição para o regime geral e de para agentes de segurança, ambos com 53%. A seguir aparece a flexibilização das regras de transição para servidores, apontada por 50% dos parlamentares, e a trava de 57 anos para mulheres e de 60 para homens entre servidores, com 36%. Mesmo entre os deputados que não podem ser classificados como oposição, o percentual dos que concordam com a necessidade de flexibilizar regras para professores é alto: 50%.

 

A pesquisa também aponta uma melhora na relação entre Legislativo e Executivo: subiu de 34% para 49% o percentual de deputados que classificam como boa ou ótima a relação pessoal dos parlamentares com o Palácio do Planalto. A avaliação de que o relacionamento é péssimo ou ruim foi de 27%, ante 30% em abril.

 

Continuam elevados os percentuais de deputados que entendem como necessária a aprovação da reforma, passando de 76% para 80%.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis