TC Mover
Mover

XP aposta em reforma da Previdência aprovada no Senado em meados de outubro

Postado por: TC Mover em 13/02/2019 às 13:34

A reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro deve ser votada na Câmara dos Deputados em maio ou junho e, no Senado, em meados de outubro, apostam os analistas da XP Investimentos, sugerindo um prazo de tramitação mais alongado do que o apontado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para um tema crucial ao ajuste das contas públicas.

 

 

Em relatório que circulava na comunidade TC nesta quarta-feira, a corretora avalia que cada Casa do Congresso deve levar cerca de um semestre para analisar e votar a questão. Isso vai de encontro ao afirmado por Maia, recentemente, de que a Câmara poderia votar a reforma em maio e o Senado, em julho, “porque o Senado é uma casa menor, tem um rito mais curto”.

 

Segundo o relatório da XP, o clima em Brasília, a falta de articulação política por parte do governo e a ausência de comprometimento com a celeridade da proposta por parte de Maia anulam as chances de o texto ser colocado em pauta antes do fim de abril.

 

O cenário levemente mais pessimista da XP, se comprovado, coloca mais pressão nas contas públicas do País: a demora para a aprovação seria ruim pelo cenário de incertezas que devem rondar toda a tramitação do projeto. Quanto mais distante estivermos de uma confirmação sobre esse reajuste nas aposentadorias, mais postergação teremos nas decisões de investimentos, queda na confiança dos investidores e desgaste para o governo Bolsonaro.

 

(Foto: Senado/ Beto Barata? Agência Senado)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis