TC Mover
Mover

Trump recebe vice-premiê chinês e conversas EUA-China ganham contornos mais claros

Postado por: TC Mover em 04/04/2019 às 9:13

Washington e Pequim parecem estar se aproximando de um acordo que encerraria a atual guerra comercial entre as duas maiores economias do planeta, mas as preocupações do investidor tendem a se focar cada vez mais em quanto um acerto reformularia a relação bilateral no longo prazo e a blindaria de aspectos eleitorais, geopolíticos e econômicos mais imediatos.

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, irá se reunir com o vice premiê chinês, Liu He, às 17h30 horas, horário de Brasília, no Escritório Oval. Ontem, o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse que a China reconheceu que as queixas dos EUA quanto à apropriação indevida de propriedade intelectual, a transferência de tecnologia forçada e o hacking cibernético são legítimas; o governo chinês não confirmou os comentários ainda.

 

Se for verdade, a admissão seria um primeiro passo significativo para a assinatura de um acordo, mas isso não garante que as diferenças cada vez mais marcadas pela luta por maior influência geopolítica percam a intensidade.

 

Os mercados operam mistos na manhã desta quinta-feira, à espera do desfecho das reuniões entre as delegações americana e chinesa. Ontem a Bloomberg News disse, citando fontes, que o acordo comercial que os dois países estão negociando daria a Pequim um prazo até 2025 para cumprir os compromissos de comprar mais commodities dos norte-americanos e permitir que empresas americanas tenham 100% de participação em empresas que operam no país asiático, sendo que o não cumprimento poderia gerar retaliações.

 

O prazo limitado levanta questões sobre o quanto um acordo reformularia a relação econômica de longo prazo, em vez de simplesmente servir como uma vitória política para Trump. Enquanto algum progresso está sendo feito, a resolução de questões mais contenciosas, como a proteção à propriedade intelectual, está levando mais tempo.

(Foto: Donald Trump/

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis