TC Mover
Mover

Trump declara apoio à entrada do Brasil na OCDE; presidentes falam sobre Venezuela

Postado por: TC Mover em 19/03/2019 às 18:07

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que irá apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, e que quer fazer do país um aliado relevante fora da OTAN, em rápido pronunciamento ao lado do presidente Jair Bolsonaro hoje, em Washington.

 

Os líderes participaram de uma reunião pouco antes da coletiva, na qual, segundo Trump, discutiram majoritariamente questões envolvendo a Venezuela e o comércio entre os dois países. O presidente americano disse que o encontro “destravou agenda represada de temas e cooperação por décadas” e mencionou que “algo será pedido em troca” do Brasil, mas não necessariamente como condição para que haja o apoio americano à entrada do país na OCDE – ele não detalhou esta questão.

 

O presidente Trump ainda afirmou que serão feitos esforços para o lançamento de foguetes a partir da base de Alcântara, no Maranhão, que ontem entrou em um acordo para o usufruto do governo americano. Os líderes não detalharam como essa parceria será feita e, quando perguntado sobre uma possível presença militar dos EUA no Brasil para fortalecimento da fronteira com a Venezuela, o presidente brasileiro se esquivou. Ele declarou que há um interesse em comum entre ambas as nações de resolver a questão venezuelana e um entendimento de que a “luta contra o crime e o terrorismo precisa de soluções urgentes”.

 

(Foto: Jair Bolsonaro e Donald Trump/Reprodução)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis