TC Mover
Mover

TC Leituras – Coronavírus, desenvolvimento sem desmatamento, EUA e novos caminhos pós-pandemia

Postado por: TC Mover em 24/04/2020 às 16:13

Veja abaixo nossas sugestões de leituras para este fim de semana:

 

A busca por uma vacina contra o coronavírus (The Guardian)
Não é exagero dizer que o destino milhões de pessoas depende da descoberta de uma vacina para a Covid-19, até agora a única rota de fuga segura da pandemia. Mas quais os reais obstáculos que os cientistas enfrentam nesta corrida contra o relógio? Quais os atalhos e quais as escolhas que devem ser tomadas neste caminho ainda incerto? É o que a setorista de ciência do Guardian, Hannah Devlin, tenta nos responder neste artigo. Leia aqui.

 

Como desenvolver a economia na Amazônia sem desmatar (DW Brasil)
Ricardo Abramovay, autor do livro “ Amazônia – por uma economia do conhecimento da natureza”, falou à DW sobre o que ele considera ser uma falácia: a associação do desenvolvimento econômico ao desmatamento. Segundo Abramovay, o erro está intrínseco na narrativa do atual governo, e é preciso “corrigir os rumos” do que já foi feito. Ele falou também sobre formas de conservar a mata e gerar crescimento econômico ao mesmo tempo. Leia aqui.

 

Estamos vivendo em um estado falido (The Atlantic)
O coronavírus não quebrou os Estados Unidos, mas sim revelou o que já estava quebrado. “Uma classe política corrupta, burocracia esclerótica, uma economia sem coração, um povo dividido e distraído – permaneceram sem tratamento por anos. Aprendemos a conviver desconfortavelmente com os sintomas. Foi necessária a escala e a intimidade de uma pandemia para expor sua gravidade”, escreve George Packer nesta dura análise sobre o que a Covid-19 nos evidencia: nada que já não soubéssemos. Leia aqui.

 

Crise do coronavírus expõe vulnerabilidade da globalização (DW Brasil)
Ainda na esteira das fragilidades evidenciadas pelo coronavírus e das novas soluções, o economista alemão Niko Paech acredita que a atual pandemia possa ser uma oportunidade para o desenvolvimento de um modelo econômico mais sustentável, seguro e também mais estável diante de crises. Ele faz um alerta sobre o atual modelo de produção que, segundo ele, é vantajoso quando tudo vai bem, mas extremamente falho em momentos de crise global como o que vivemos. Leia aqui.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis