STF impõe forte derrota a Lava Jato em julgamento sobre Justiça Eleitoral - TradersClub
TC News
News

STF impõe forte derrota a Lava Jato em julgamento sobre Justiça Eleitoral

Postado por: TradersClub em 15/03/2019 às 9:21

Numa decisão apertada, por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a Justiça Eleitoral tem competência para julgar casos de corrupção se eles envolverem algum episódio de caixa dois, contrariando a recomendação da Procuradoria Geral da República e da Força-Tarefa da Operação Lava Jato.

 

Tanto a PGR quanto a força-tarefa alegam que os trabalhos de luta contra a corrupção perderiam efetividade com a decisão e a impunidade aumentaria. Segundo eles, a Justiça Eleitoral não tem instrumentos para investigar políticos acusados de corrupção.

 

O julgamento foi decidido pelo voto do presidente do STF, José Antônio Dias Toffoli, que mostrou confiança na capacidade de a Justiça Eleitoral cuidar desses casos. Toffoli também anunciou a abertura de um inquérito sigiloso para investigar ameaças e calúnias contra ministros do STF. No Congresso existem pedidos de impedimento contra ministros da Casa; ontem, a reação dos cidadãos nas redes sociais quanto à decisão foi virulenta.

 

Se os dois desdobramentos de ontem devem deixar a relação entre o Poder Legislativo e o Judiciário mais tensa, é difícil de saber. Por um lado, a derrota da Lava Jato favorece os políticos investigados no âmbito da Lava Jato – muitos deles, condenados, poderão questionar suas sentenças. Por outro lado, há assinaturas necessárias para instalar a CPI do “Lava Toga” e investigar abusos por parte de altos membros do Judiciário. A conferir.

 

(Foto: Ministros do STF/IstoÉ)

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis