Senado dá sinal verde para início de CPI da tragédia na mina da Vale - TradersClub
TC News
News

Senado dá sinal verde para início de CPI da tragédia na mina da Vale

Postado por: TradersClub em 13/03/2019 às 11:28

Um mês após sua criação, a Comissão Parlamentar de Inquérito que deve investigar as causas da tragédia da mina de Brumadinho, pertencente à Vale, em 25 de janeiro, finalmente receberá o sinal verde do Senado para dar início aos trabalhos.

 

Os integrantes titulares da CPI serão os senadores Antonio Anastasia, do PSDB de Minas, Selma Arruda, Rose de Freitas, Dário Berger, Márcio Bittar, Randolfe Rodrigues, Jorge Kajuru, Telmário Mota, Wellington Fagundes e Otto Alencar.

 

A demora no anúncio indica a dificuldade no entendimento entre Câmara e Senado sobre o assunto e a alta chance de que os trabalhos não cheguem a lugar algum quanto apurar responsabilidades, disseram analistas políticos à TC News. A ideia inicial era criar uma CPI mista, ou seja, com o trabalho conjunto entre senadores e deputados, mas ambos os lados temiam perder protagonismo nas investigações.

 

Segundo o último balanço da tragédia, 200 pessoas morreram após o colapso de uma barragem de rejeitos na mina. Ainda há 108 pessoas desaparecidas. Senadores prometem começar os trabalhos com a convocação da diretoria da Vale. A ação da mineradora chegou a perder 28% do seu valor pouco após o acidente, mas agora negocia 11% abaixo do seu patamar antes da tragédia.

 

(Foto: Brumadinho – Agência Brasil)

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis