TC Mover
Mover

Quem paga a conta das sobretaxas de Trump às importações chinesas?

Postado por: TC Mover em 08/05/2019 às 10:24

A premissa do presidente Donald Trump de que o aumento de tarifas sobre produtos chineses está ajudando a economia dos Estados Unidos não procede, segundo estudo obtido pela Bloomberg News.

 

A sobretaxa aplicada em importações provenientes da China encarece os preços na ponta final para o consumidor em uma dinâmica inflacionária que expõe malefícios da guinada protecionista de Trump. As receitas tarifárias que incrementam o caixa do governo dos EUA são insuficientes para compensar a dor no bolso dos consumidores, de acordo com o documento produzido por economistas do Federal Reserve Bank de Nova Iorque e das universidades de Princeton e Columbia.

 

Ao contrário do que foi sugerido por Trump, portanto, quem paga a conta das tarifas não é a China, e sim os importadores americanos que repassam o custo ao consumidor.

 

E, assim, ao gastar mais para comprar produtos mais caros do que antes, sobra menos dinheiro para o americano comprar outras coisas. Entre tuítes e manchetes, resta a incerteza no mercado se as sobretaxas, de fato, virão no dia 10 de maio – para desespero dos investidores e do bolso do americano.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis