TC Mover
Mover

PGR quer prorrogar inquérito sobre Maia e mercado teme por reforma

Postado por: TC Mover em 12/04/2019 às 9:31

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou ontem ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação do inquérito envolvendo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por mais 60 dias, após indícios de que ele e seu pai receberam dinheiro no esquema de propinas da Odebrecht.

 

Segundo informações do portal G1, duas pessoas com os codinomes “Botafogo” e “Déspota” foram encontrados nos sistemas de contabilização de propinas da empresa, sendo eles atribuídos por delatores a Maia e a seu pai, César Maia. O inquérito já havia sido aberto em abril de 2017 e algumas notícias a respeito tinham sido veiculadas dois meses atrás.

 

De acordo com Dodge, foram identificadas três planilhas contendo os dois codinomes. O caso está sob análise do relator da Operação Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, mas não há prazo para decidir sobre a prorrogação.

 

Contribuidores TC, gestores e analistas questionaram o momento do pedido de Dodge, dias antes de deputados decidirem a admissibilidade da proposta de reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara.

 

Capítulo Temer e reforma pode se repetir?

A reforma da Previdência é fundamental para o alinhamento do país e adequação do déficit nas contas públicas, e está se tornando consenso que, somente com a sua efetivação, será possível continuar com a retomada da atividade econômica.

 

Dois anos atrás, uma delação premiada atingindo o então presidente da República, Michel Temer, torpedeou o projeto justo quando estava para ser debatido na mesma comissão.

 

O apoio de Maia à reforma é visto como crucial para sua aprovação na Câmara: o pedido de prorrogação poderá ser visto como uma forma do poder Judiciário, abertamente contra a mudança nas aposentadorias, impedir sua votação.

 

O país quebra sem reforma, já disse o presidente Jair Bolsonaro. “Se o avanço da reforma naufragar, naufragará o país,” disse Sidney Nehme, economista-chefe da NGO Corretora.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis