TC Mover
Mover

Percepção de urgência da reforma cai entre parlamentares

Postado por: TC Mover em 26/02/2019 às 11:40

A percepção sobre a urgência da reforma da Previdência continua alta entre parlamentares, mas recuou em fevereiro, sinalizando a necessidade de uma articulação mais ativa e agressiva por parte da ala política do governo do presidente Jair Bolsonaro na pauta econômica mais crucial para o país em pelo menos 16 anos.

 

Segundo pesquisa da XP Investimentos e o instituto Contatos, 77% dos deputados eleitos disseram que a reforma era necessária, ante 79% em dezembro. No Senado, em que pese a amostra menor no levantamento anterior, a percepção caiu de 73% para 64%. De acordo com a pesquisa, 58% dos deputados e 64% dos senadores entrevistados esperam que a primeira votação da reforma no plenário da Câmara aconteça ainda no primeiro semestre.

 

Os números não deixam de ser um tanto preocupantes: mesmo com o clima entre os parlamentares ouvidos e a Presidência da República parecendo ótimo e bom para 47% dos deputados e 32% dos senadores entrevistados, a percentagem é baixa para um governo novo. A percepção do relacionamento, em geral, da Câmara com a Presidência é mais positiva: 57% dos deputados acham que a Casa tem uma ótima ou boa relação; somente 50% dos integrantes do Senado têm a mesma opinião.

 

Nesta segunda rodada da pesquisa XP com o Congresso, foram ouvidos 212 deputados e 22 senadores entre os dias 4 de fevereiro e 21 de fevereiro. Parte da pesquisa foi realizada antes da apresentação do projeto da reforma.

 

Apenas 27% dos deputados disseram apoiar a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, enquanto 17% defenderam idade mínima menor; 19% foram contra
qualquer idade. Os demais não responderam. A proposta de alíquota maior dos servidores públicos foi rejeitada pela maioria dos parlamentares que se posicionaram, enquanto apenas 4% disseram que a reforma para os militares deve ocorrer num segundo momento.

 

(Foto: Congresso Nacional/Divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis