TC Mover
Mover

Nobel de Economia vai para americanos que fizeram trabalhos de combate à pobreza global

Postado por: TC Mover em 14/10/2019 às 11:44

Os laureados com o prêmio Nobel de Economia deste ano foram a franco-americana Esther Duflo e os norte-americanos Michael Kremer e Abhijit Banerjee, que fizeram trabalhos de combate à pobreza global.

 

Segundo comunicado da própria organização do Nobel, “os Laureados deste ano introduziram uma nova abordagem para obter respostas confiáveis sobre as melhores maneiras de combater a pobreza global”. Em resumo, diz o comunicado, o trabalho dos três envolve dividir esse problema em perguntas menores e mais fáceis de administrar – por exemplo, as intervenções mais eficazes para melhorar os resultados educacionais ou a saúde infantil. Eles mostraram que essas perguntas menores e mais precisas geralmente são mais bem respondidas.

 

Em meados da década de 1990, Kremer e seus colegas demonstraram o quão poderosa essa abordagem pode ser, usando experimentos de campo para testar uma série de intervenções que poderiam melhorar os resultados das escolas no oeste do Quênia. Já Banerjee e Duflo, ao lado de Kremer, desenvolveram estudos semelhantes em outros países, incluindo a Índia, onde mais de 5 milhões de crianças foram beneficiadas pelos programas implementados com base nos estudos dos ganhadores do Nobel.

 

De acordo com  Duflo, a segunda mulher a receber o Nobel de Economia, e também a mais jovem, aos 46 anos, os formuladores de políticas públicas podem generalizar os resultados sobre a situação das pessoas pobres, pensando que estão completamente desesperadas ou que são preguiçosas, sem entender as causas. A abordagem dos pesquisadores busca descompactar os problemas um por um e examiná-los o mais cientificamente possível.

 

(Imagem: Banerjee, Duflo e Kremer – Nobel Prize).

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis