TC Mover
Mover

No Twitter, Trump ataca China em dia que conversas comerciais são retomadas

Postado por: TC Mover em 30/07/2019 às 9:47

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou a China em uma série de tuítes na manhã desta terça-feira, precisamente quando delegações dos dois países se reúnem para retomar as negociações para acabar com uma guerra comercial que se arrasta por 16 meses.

 

Trump afirmou que a China não está cumprindo a promessa de comprar mais bens agrícolas dos EUA, e sugeriu que pode estar avançando lentamente na resolução do conflito, enquanto aguarda o resultado da eleição presidencial de 2020. “A China está indo muito mal, esse é seu pior ano em 27 – deveria começar a comprar nossos bens agrícolas agora, mas não há sinais de que estejam fazendo isso. Esse é o problema com a China, eles simplesmente não cumprem”, tuitou.

 

Os futuros dos índices acionários americanos aceleraram as perdas após os tuítes, puxando as ações europeias ainda mais para o território vermelho. O futuro do Dow Jones Industrials caía 0,37%, enquanto o futuro do S&P500 despencava 0,46% por volta das 08h45. O rendimento do Treasury note de dez anos aprofundou queda, e recuava quase 2 pontos-base para 2,049%.

 

Os comentários de Trump, que um gestor sediado em Londres vê como uma forma de pressionar o Federal Reserve a cortar a taxa de juros amanhã, confirmaram o ceticismo reinante nos mercados quanto ao resultado da atual rodada de negociações. Ao afirmar que a China não é confiável, Trump associou a dinâmica nas negociações atuais às eleições do ano que vem nos EUA – ele suspeita que os chineses prefeririam negociar com um político do opositor Partido Democrata do que com ele.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis