TC Mover
Mover

Mercado à espera de negociação pela Previdência na CCJ

Postado por: TC Mover em 22/04/2019 às 9:26

A Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, deve concluir a análise do parecer sobre a reforma da Previdência entre terça-feira e quarta-feira desta semana, permitindo que o projeto continue sua tramitação na Casa em meio à incerteza a diluição que a proposta possa sofrer nas próximas semanas.

 

De acordo com a imprensa, o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, está perto de costurar um acordo com os partidos do chamado Centrão para garantir a admissibilidade da pauta. Algum compromisso pode ser anunciado ainda hoje, disseram matérias dos jornais Valor Econômico e O Estado de S. Paulo.

 

Segundo fontes desses jornais, o fim do pagamento de multa do FGTS para aposentados, a possibilidade de se alterar a idade máxima da aposentadoria compulsória para ministros do STF por projeto de lei complementar e o dispositivo que daria ao poder Executivo a exclusividade de propor mudanças na Previdência devem sair do projeto no parecer do relator da matéria. Segundo o governo, tais alterações não devem ter impacto sobre a expectativa de economia de R$1,1 trilhão em dez anos. Ainda precisam ser negociados a restrição ao pagamento do abono salarial e itens da desconstitucionalização, que o governo não quer que saiam do texto.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis