TC Mover
Mover

Perfil TC: Marina Silva vê reformas estruturais como forma de diminuir desigualdade

Postado por: TC Mover em 13/08/2018 às 11:26

Marina Silva é candidata à Presidência da República pela Rede Sustentabilidade e tem como vice o ex-deputado federal Eduardo Jorge, do PV.
Currículo: Silva é ex-ministra do Meio Ambiente, ex-senadora pelo Acre e ganhou projeção nacional defendendo a causa ambiental. Ela disputará a Presidência pela terceira vez. Veja o que ela pensa sobre:

  • Agenda econômica: a candidata pretende manter o chamado tripé econômico – que consiste em metas fiscais para atingir superávit primário, câmbio flutuante e metas para inflação. Defende a abertura da economia e investimentos em inovação.
  • Política: Silva é a favor do fim da reeleição para cargos do Executivo e limite de dois mandatos para o Legislativo.
  • Reforma da Previdência: é prioridade. Avalia que a reestruturação deve combater privilégios, sem prejudicar “os mais frágeis”; já criticou a proposta para a reforma feita pelo governo Michel Temer.
  • Reforma tributária: diz que não é possível cortar tributos, mas não pretende aumentá-los. Defende a simplificação tributária, melhor distribuição de receitas entre os entes federados e redução da taxação de investimentos.
  • Reforma trabalhista: a modernização feita no governo Temer não deve ser revogada, mas vê necessidade de aperfeiçoamento em temas como o trabalho de gestantes em locais perigosos.
  • Autonomia do Banco Central: Silva apoia a independência operacional da autarquia.
  • Estatais: não se considera contra as privatizações, mas já afirmou que não é favorável à privatizar Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Disse que a privatização da Eletrobras não deveria ser feita para reduzir a dívida pública.
  • Equipe econômica: é assessorada por André Lara Resende, Ricardo Paes de Barros e Eduardo Gianetti.

Créditos da imagem: José Cruz/Agência Brasil
Disclaimer: este texto foi elaborado com declarações públicas da candidata e/ou assessores e equipe econômica.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis