TC Mover
Mover

Leilão de aeroportos da sexta pode reduzir influência política no setor

Postado por: TC Mover em 12/03/2019 às 9:52

O leilão da concessão de 12 aeroportos, localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, marcado para sexta-feira, pode marcar mais um enfraquecimento dos grupos políticos que por décadas dominaram o setor.

 

Os aeroportos, juntos, recebem 19,6 milhões de passageiros por ano, ou quase 10% do mercado nacional de aviação, e receberiam investimentos previstos de R$3,5 bilhões. Os leilões não aconteceram no ano passado, no governo do ex-presidente Michel Temer, por conta da pressão exercida por grupos ligados ao Partido da República, o PR, com forte influência sobre o antigo Ministério dos Transportes.

 

Hoje, as empresas e consórcios devem apresentar as propostas, garantias e documentos em envelopes lacrados. O leilão acontecerá às 10h00 da sexta na B3. Em novembro foi estabelecido que o valor mínimo de outorga, para arrematar os 12 terminais por 30 anos, será de R$220 milhões, à vista.

 

Os 12 aeroportos são os de Macaé, no Rio de Janeiro; de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta, em Mato Grosso; de Campina Grande, da Paraíba; de João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte, no Ceará; e de Vitória, no Espírito Santo.

 

(Foto: Aeroporto de Macaé – Portal Viu)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis