TC Mover
Mover

Guedes deve se envolver mais na articulação para reforma, diz Bloomberg

Postado por: TC Mover em 01/03/2019 às 15:09

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve se envolver mais na construção política em prol da reforma da Previdência no Congresso, disseram fontes à Bloomberg, em uma evidência de que ele compartilha do receio do mercado quanto à tramitação da proposta, temendo recuos na potência fiscal da pauta.

 

De acordo com notícia que circulava na comunidade TC, Guedes não gostou da declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre redução da idade mínima para mulheres, vê o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, com pouca influência sobre os congressistas, e por conta disso, pretender receber grupos de parlamentares para debater a reforma logo após o Carnaval.

 

A possibilidade de flexibilizar pontos da reforma foi admitida pelo presidente Jair Bolsonaro antes mesmo de a proposta começar a ser debatida nas casas – deixando os mercados locais com a sensação de que o governo está desorientado em relação a como convencer o Congresso da urgência da proposta. As palavras de Bolsonaro, de acordo com o contribuidor TC Rafael Ferri, diminuem a margem de negociação e podem limitar o impacto fiscal da medida. A equipe econômica espera que o governo poupe mais de R$1, 17 trilhão em dez anos, caso a reforma seja aprovada da forma como está colocada no texto-base.

 

Às 14h55, a bolsa caia 0,72% e o dólar atingiu seu maior patamar desde final de janeiro, em parte pelos temores quanto à articulação para passar a reforma. Em pesquisa revelada pela XP Investimentos hoje, Gestores e outros atores do mercado financeiro estimam que a reforma da Previdência aprovada pelo Congresso Nacional gerará uma economia de R$700 bilhões em dez anos, 40% a menos que o que o governo quer, em mais um sinal de ceticismo sobre o alcance da iniciativa mais importante para a sustentabilidade das contas públicas.

 

(Foto: Guedes – Agência Brasil)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis