TC Mover
Mover

Futuros em Nova Iorque reduzem alta após delator dizer que Trump buscou interferir em eleição de 2020

Postado por: TC Mover em 26/09/2019 às 10:28

O Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgou hoje uma versão editada da denúncia de um delator que acusa o presidente Donald Trump de buscar ajuda estrangeira para interferir na eleição presidencial do ano que vem – o que levou a Casa a abrir um inquérito para impugnar o mandatário. Os futuros dos índices acionários americanos amenizaram as altas de mais cedo com a notícia.

O documento, que a TC Mover obteve de analistas sediados em Washington, tem nove páginas e detalha que Trump “usou o poder conferido pelo cargo para que um país estrangeiro interferisse nas eleições presidenciais de 2020”. O inspetor de inteligência que enviou a denúncia para a Câmara dos EUA disse que o relato do denunciante, que permanece no anonimato, “parece convincente”. No relatório, é detalhada a conversa da ligação de Trump, em 25 de julho, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenzkiy, durante a qual ele pediu para que o governo do país do Leste Europeu investigasse Joe Biden, um pré-candidato do opositor Partido Democrata, além dos esforços da Casa Branca para suprimir registros relacionados à conversa.

O futuro do S&P500 subia 0,10% às 10h05; o do Dow Jones, 0,12%, no mesmo horário, após estar em alta de 0,30% poucos minutos antes da divulgação. A denúncia, baseada nos testemunhos de meia dúzia de funcionários de inteligência, implica o advogado pessoal de Trump, Rudy Giuliani, a quem chama de “figura central” nos eventos. As ações de Trump levaram o Partido Democrata a acusá-lo por abuso de poder ao tentar convencer um governo estrangeiro a atingir rivais políticos. A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, anunciou na terça-feira que a Casa iniciaria um processo de impeachment. De qualquer forma, os mercados acham que as chances de uma impugnação de Trump são pequenas, pois o Senado, dominado por seu Partido Republicano, abortaria o pedido da Câmara.

 

(Foto: Donald Trump/ Skynews)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis