TC Mover
Mover

EUA-China II: A China está longe de ganhar a guerra comercial com essa atitude

Postado por: TC Mover em 07/05/2019 às 11:50

Por Guillermo Parra-Bernal

 

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, reclamou da atitude dos emissários comerciais chineses, que sinalizaram no fim de semana que mudariam o texto quanto algumas questões fundamentais do pré-acordo que tinha como objetivo acabar com a guerra comercial entre ambos os países.

 

Segundo fontes que falaram ao The Wall Street Journal e à Bloomberg News, a China não deseja mudar o teor de uma lei que força as empresas americanas a compartilharem tecnologia – o que, em teoria, os chineses já tinham acertado em trocar. Os críticos do presidente americano Donald Trump usaram o episódio narrado por Mnuchin para atacar a estratégia dos EUA na disputa.

 

É certo que uma escalada na guerra comercial seria ruim para os consumidores americanos, que teriam de aturar preços mais altos, já que as cadeias de fornecimento globais não teriam como se reorganizar rapidamente para compensar o custo de uma alta generalizada nas sobretaxas comerciais.

 

Já para Pequim, é de seu próprio interesse concluir as negociações o mais rápido possível. As tensões comerciais prejudicaram a confiança na segunda maior economia do mundo no final do ano passado, forçando o presidente Xi Jinping a reverter parcialmente algumas iniciativas para melhorar a sustentabilidade da economia chinesa no longo prazo: reduzir o estoque de dívida, a chance de bolhas de ativos, a poluição e o uso da moeda para melhorar a competitividade do país.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis