TC Mover
Mover

EUA-China I: Semana decisiva para Trump; será que a China cederá às demandas dos EUA?

Postado por: TC Mover em 07/05/2019 às 11:48

Por: Guillermo Parra-Bernal

 

Para quem se comunica rotineiramente de forma explosiva por meio das redes sociais e sem o menor respeito aos protocolos, o presidente Donald Trump está atrelando o sucesso da sua mais ambiciosa iniciativa comercial à sorte. O mercado acionário americano – cujo desempenho tende a ser uma métrica importante para quem busca a reeleição, como Trump – tem se recuperado desde janeiro com a esperança de um acerto nas disputas comerciais entre os Estados Unidos e a China.

 

A confirmação ontem de que Trump vai elevar as sobretaxas sobre US$200 bilhões de importações chineses nesta sexta-feira pode mudar a direção do mercado acionário americano, deixar os empresários de lá – muito dependentes de bens chineses – zangados e até piorar a desaceleração econômica do país.

 

A teoria de Trump de que a China arcará com o custo das sobretaxas parece pouco factível – o iuan está recuando ante o dólar americano no mercado offshore, num sinal de que o investidor vê Pequim desvalorizando sua moeda para compensar os custos das tarifas americanas mais altas.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis