TC Mover
Mover

Perfil TC: Bolsonaro quer implementar mandato liberal inédito no Brasil

Postado por: TC Mover em 08/08/2018 às 14:35

Jair Bolsonaro é candidato à Presidência da República pelo PSL e tem como vice o general da reserva Antônio Hamilton Mourão, do PRTB.
Currículo: Bolsonaro é deputado federal há sete mandatos consecutivos e foi o mais votado no Rio de Janeiro nas eleições de 2014. Tornou-se conhecido principalmente por abordar a pauta da violência; apesar de votar a favor de pautas consideradas da social-democracia ou da esquerda em anos recentes, Bolsonaro quer empreender uma série de reformas desestatizadoras e de direita que mudariam radicalmente o Brasil – considerado um berço do estatismo na América Latina.
Destaques do programa do candidato:

  • Agenda econômica: defende a diminuição do estado e os juros baixos. Acredita que a meta de inflação deva ser mantida em 4,5% e não reduzida ou aumentada, como está planejado hoje.
  • Reforma da Previdência: ele já criticou a proposta do governo Temer; acredita em uma abordagem gradual para aumento de idade mínima.
  • Reforma tributária: ele disse que está trabalhando em um projeto de reforma tributária. É contra a taxação de heranças e fortunas, bem como qualquer aumento de impostos.
  • Reforma trabalhista: ele votou a favor da medida proposta pelo governo Temer no Congresso, mas gostaria de mais liberalização no mercado, em moldes similares às regras existentes nos Estados Unidos.
  • Teto de gastos: ele votou a favor da medida proposta pelo governo Temer no Congresso. Seu guru econômico, Paulo Guedes, é partidário de vender todas as estatais e alguns outros ativos do governo para reduzir a dívida e o peso dos juros no orçamento federal.
  • Autonomia do Banco Central: defende a independência da autarquia e não se opõe a manter Ilan Goldfajn como presidente.
  • Estatais: ele defende as privatizações, exceto as de empresas consideradas estratégicas.
  • Equipe econômica: ele é assessorado pelo economista Paulo Guedes, fundador do Banco Pactual e investidor reconhecido no Brasil. 

Créditos da imagem: Agência Brasil
DISCLAIMER: este texto foi elaborado com declarações públicas do candidato e/ou assessores e equipe econômica.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis