TC Mover
Mover

Articulação sim, negociata não: Bolsonaro inicia contatos com partidos por apoio

Postado por: TC Mover em 04/04/2019 às 8:50

O presidente Jair Bolsonaro pode dar início a uma articulação política mais flexível a partir desta quinta-feira, quando, individualmente, deve se reunir com os chefes de seis partidos para montar um modelo diferente de negociação com as legendas em prol da aprovação da reforma da Previdência.

 

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, principal articulador político de Bolsonaro, serão apresentadas novas formas de participação de parlamentares no governo, para assim formar uma base aliada sólida e movida a programas e não clientelismo.

 

Esse novo modelo de articulação deve ser discutido com os presidentes do DEM, PSDB, MDB, PRB, PSD e PP. A mudança, caso se materialize e alguma fórmula fora do tradicional toma lá dá cá for encontrada, permitirá mitigar os questionamentos do poder Legislativo quanto a forma de Bolsonaro fazer a articulação política do seu governo.

 

No modelo atual – se é que ele existe -, o presidente não tem uma base aliada formal e tenta construir maioria no Legislativo a cada votação – o que é visto como perigoso e desgastante, especialmente para pautas como a Previdência.

 

(Foto: Jair Bolsonaro/Marcelo Camargo-Agência Brasil)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis