TC Mover
Mover

Perfil TC: Geraldo Alckmin assume viés reformista em programa econômico

Postado por: TC Mover em 08/08/2018 às 13:37

Geraldo Alckmin é candidato à Presidência da República pelo PSDB; sua vice será a senadora Ana Amélia Lemos, do PP.
Currículo: Alckmin é ex-vereador e prefeito de Pindamonhangaba (SP), ex-deputado estadual e federal, ex-governador de São Paulo e perdeu a eleição à Presidência em 2006. Ele é considerado por analistas e cientistas políticos como o candidato mais alinhado às pautas do mercado.
Destaques do programa do candidato:

  • Agenda econômica: acredita na redução de gastos e diminuição do tamanho do Estado como formas de alavancar o crescimento e a participação do setor privado na economia. Tem como meta zerar o déficit primário até 2020 eliminando isenções tributárias, cortando estatais e racionalizando tributos.
  • Reforma da Previdência: pretende fazê-la nos primeiros seis meses de governo. Defende um regime previdenciário unificado.
  • Reforma tributária: defende a simplificação tributária e quer apresentar esta reforma junto com a da Previdência. Quer criar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para substituir ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI.
  • Reforma trabalhista: é favorável e não pretende retomar a contribuição sindical.
  • Autonomia do Banco Central: não é prioridade para ele, mas defende a autonomia da autarquia e a manutenção de Ilan Goldfajn como presidente.
  • Estatais: pretende privatizar a área de refino da Petrobras e os campos maduros, para que a petroleira possa se concentrar na exploração do pré-sal. Não vai privatizar o Banco do Brasil. Defende parcerias com o setor privado para atrair investimentos.
  • Equipe econômica: é assessorado por Pérsio Arida e Edmar Bacha.

 
Créditos da imagem: Wilson Dias/Agência Brasil
DISCLAIMER: este texto foi elaborado com declarações públicas do candidato e/ou assessores e equipe econômica.

 

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis