Volta do mercado chinês e reunião EUA-China devem ser destaque
TC News
News

Volta do mercado chinês, minério de ferro e reunião EUA-China devem ser destaques do pregão

Postado por: TC News em 11/02/2019 às 8:51

A semana começa com a abertura dos mercados asiáticos após o longo feriado do Ano Novo Lunar – os índices da região fecharam mistos, absorvendo as notícias sobre o desenrolar das negociações da disputa comercial entre os Estados Unidos e a China. Uma delegação americana chegou a Pequim no fim de semana para tentar acertar os termos do acordo antes do prazo final para o início das novas tarifas dos EUA, em 1 de março; o encontro entre os emissários de ambos os países pode render alguns frutos para acelerar o processo. Fique de olho em possíveis pronunciamentos de ambos os lados.

 

No exterior, as preocupações com uma nova paralisação do governo americano voltam a assombrar os mercados – a reunião entre os representantes dos partidos Democratas e Republicanos não trouxe uma solução iminente para o conflito envolvendo a construção do muro na fronteira com o México. A principal consequência é o atraso na publicação de indicadores econômicos, fundamentais para o calibre das decisões do Federal Reserve, o banco central americano. Se ambos os partidos não entrarem em um acordo, a máquina estatal federal dos EUA pode ficar parada, mais uma vez, a partir de sexta-feira.

 

Por aqui, o investidor aguarda notícias sobre o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro, internado desde final de janeiro para a retirada de uma bolsa de colostomia. Segundo o G1, a intenção do presidente é dar início à rodada de negociações da Previdência com os congressistas assim que deixar o hospital. Fique de olho em alguns indicadores importantes na Europa, como o PIB britânico. Aqui, teremos resultados corporativos da São Martinho e do BB Seguridade.

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 


Mercado hoje, segundo Contribuidores TC

 

As ações europeias e os futuros dos índices americanos subiam, na esteira do rali do minério e das ações chinesas após os feriados no país asiático e à espera das reuniões entre delegados americanos e chineses sobre a disputa comercial entre os dois países.

 

O petróleo caiu, o dólar americano avançou pelo oitavo dia seguido ante seus pares e os emergentes e as bolsas asiáticas tiveram um dia misto: subiram em Seul e Hong Kong, porém caíram em Sidney. O mercado no Japão não abriu por conta de um feriado nacional.

 

O futuro do minério de ferro atingiu seu maior nível em quase dois anos na madrugada de hoje, após vários bancos afirmarem que o mundo deve passar por um déficit na oferta do mineral devido ao acidente da Vale em Brumadinho.

 

Mas o foco do investidor continua na reunião de hoje em Pequim entre os emissários americanos e chineses. Os dois países colocaram a data de 1º de março como prazo para resolver suas disputas, que estão desacelerando a economia mundial e impactando os lucros. Fique de olho também em mais uma potencial paralisação do governo federal americano; no fim de semana as conversas para um acordo colapsaram.

 

Principais notícias corporativas

 

Minerva: A Minerva comunicou que o Japão reabriu seu mercado para importações de carne bovina in natura do Uruguai, habilitando três plantas da empresa no país.

 

PetroRio: A PetroRio divulgou dados operacionais preliminares referentes ao mês de janeiro que mostram produção total de 11.565 barris de óleo equivalente por dia.

 

Cemig: O conselho de administração da Cemig nomeou Cledorvino Belini como novo CEO da empresa.

 

Vale: A Vale diz ter sido intimada a fazer depósito judicial de R$7,41 bi por conta das ordens de bloqueio de recursos no valor de R$10 bi.

 

BTG Pactual: Zitelman sai do BTG (Globo)

 

Caixa: Caixa é investigada por cobrança abusiva no cartão de crédito (Globo)

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

05h00 IPC – Fipe

08h00 IPC-S Capitais – FGV

08h00 IGP-M 1ª prévia – FGV

08h30 Relatório Focus – Banco Central

 

Indicadores internacionais

N.D. China – Novos empréstimos

N.D. China – Crescimento dos empréstimos

N.D. EUA – Preços PCE; consenso 1,60%

N.D. EUA – Núcleo de preços PCE; consenso 1,70%

07h30 Reino Unido – PIB trimestral (4T); consenso ,60%

07h30 Reino Unido – PIB anual (4T)

07h30 Reino Unido – Produção industrial mensal (dezembro)

07h30 Reino Unido – Produção industrial anual (dezembro); consenso -0,70%

07h30 Reino Unido – Balança comercial (dezembro) ; consenso -£11,4 bi

07h30 Reino Unid0 – Investimento das empresas trimestral (4T); consenso 0,20%

12h00 México – Produção industrial anual (dezembro); consenso 0,50%

 

Resultados trimestrais

D.F. BB Seguridade

D.F. São Martinho

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis